RSS

A lei do Retorno

24 jul

O ciclo da vida que determina quando as coisas vem, quando vão embora, e quando retornam ao nosso convívio, é uma incógnita. Passei a vida ouvindo frases feitas:” Não cuspa para cima, pois o cuspe retorna e atinge o seu rosto “; “Faça aos outros aquilo que queres que te façam “; “Não julgues para não serdes julgada “…

São engraçadas essas ponderações…Elas tem o poder de nos impulsionar e de nos frear ao mesmo tempo, são diretas e dúbias, claras e obscuras e… perfeitamente compreensíveis.

Teoricamente se dermos amor, teremos amor; se dermos carinho, teremos carinho; se plantarmos fraternidade, colheremos amizade, e no entanto as coisas não são assim na práticas. Se são… desconheço mais de um endereço de retorno.

Tenho, sinceramente, me esforçado para ser amiga nos últimos vinte e cinco anos de minha existência. Não vou dizer que nunca errei, estaria mentindo. Errei sim, e muito. E nos erros que cometi procurei plantar a semente do concerto buscando a calmaria da paz. Ultimamente estou esperando o retorno desta última atividade que desempenhei frente aos erros que tive.

Os seres humanos são tão maravilhosamente complexos que nos extasiam na tentativa de entende-los. Lembro-me de uma professora de minha mais profunda admiração. Uma professora de Língua Portuguesa, uma pessoa que aprendi a admirar pelo conteúdo da língua, pela cor clara e aristocrática da pele, pelo modo suave de se dirigir às pessoas, pela autoridade pacífica em sala de aula, pela maneira de se vestir, de se posicionar… E  retomo aos ditos populares anteriormente citados e não encontro nexo neles. O maior desconforto desta mulher é saber, talvez, que não compartilho do mesmo tipo de sentimento que ela declaradamente, tem por mim. Admiro-a demais para isso. Lembro-me do quanto procurei ocupar o mesmo espaço que ela na sala dos professores onde nós duas exercíamos a profissão do magistério… Lembro-me do quanto ela se esquivava de mim. E Se eu tentava saber o porquê a resposta era sempre a mesma: ELA NÃO GOSTA DE VOCÊ! E eu sempre gostei tanto dela.

Lembro que um dia alguem me deu uma resposta que poderia justificar o desafeto dela por mim. Meu sobrinho era “terrivel” e foi aluno dela, e eu comentei num cabeleireiro que ninguém conseguiria “dar jeito” nele que se ela (a professora não tinha conseguido, então ninguem conseguiria)… Comentaram com ela, e ela teria entendido que eu teria dito que ela era incapaz … Mas será? Pensei! Tentei me explicar, propus uma conversa a três, eu, ela e a pessoa que me dera essa explicação… A resposta foi taxativa: NUNCA! JAMAIS! ELA SÓ TE ATURA POR  PROFISSIONALISMO. Doeu… Pra mim, foi um elogio… Para ela foi uma ofensa… Calei minha explicação e continuei admirando aquela mulher… E admiro até hoje.

A vida  decididamente  é uma bola de neve . Fofa, fria e devastadora. Cheia de senões, de questionamentos…E aí é que acredito estar o verdadeiro sabor de viver e esperar  o  retorno das coisas, das atitudes, dos sentimentos, da própria vida.Eu vou esperar… Há de chegar o dia em que a verdade virá a tona.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de julho de 2008 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
