RSS

FERIDAS DO PRECONCEITO

16 nov

 

Perdi a conta de quantas vezes fui vitima de preconceito.

E o “PRÉ-conceito”  de beleza feminina, sempre foi o meu fantasma porque ele entende como beleza aquela que está pautada no visual; ou seja, apenas a juventude e o número do manequim.

As pessoas entendem não como doença, a obesidade, mas como falta de vergonha, de força de vontade, de limites, e com isso colocam o fel na ponta da língua para gritar as palavras que queimam o ego de qualquer um.

___ Nossa…. mas você tem o rosto tão bonito….. ( quantas vezes tive vontade de cortar minha cabeça, separar-la do corpo e sair só com ela flutuando pela rua….quantas vezes!)…

___ Que mente privilegiada! Você é tão inteligente! Sua voz é linda! Mas você precisa emagrecer!!! ( Meu Deus… mais motivos para eu decapitar … afinal só presto do pescoço pra cima….)

Foi uma infância sofrida, uma adolescência difícil, uma juventude reprimida, uma maturidade amargurada e por mais que eu tente reverter a situação, mudar o norte dos sentimentos não consigo deixar de visualizar uma velhice regada por lembranças pesadas e foscas do meu relacionamento com as pessoas e com meu  próprio corpo.

Não costumo falar sobre esse assunto, Machuca. Dói. Arde. Lateja.

As pessoas costumam ser cruéis sem perceber que o são. Lembro-me do dia em que meu casamento acabou. Eu nunca amei meu ex-marido. Mas eu o escolhi para ser pai de meus filhos, tinha por ele um sentimento positivo, Alguma admiração e é claro… química.

Enfrentei várias traições com a desculpa de que as “outras” se cuidavam, eram magrinhas…. E o engraçado é que no fim eu perdoava achando que a culpa era realmente minha. Mas eu não conseguia reverter a situação. Eu simplesmente não conseguia.

Lembro-me daquele dia. Era uma festa de aniversário. Aprontamos para sair, eu, meus filhos, meu ex-marido e meu ex-cunhado. Olhei no espelho e gostei do que vi. O vestido estava perfeito. Eu tinha conseguido uma silhueta bem mais … atraente. Quando sai do quarto, encontrei na sala os dois irmãos . Perguntei com um sorriso nos lábios ( me sentindo quase uma Camila Pitanga) ___ Estou bem? . E meu cunhado responde : ___ Está transparente!___

É claro que me senti mal. Houve uma troca de olhares. E ele completa : _ Se fosse um transparente bonito eu não avisava! __ Meu rosto pegou fogo, enquanto o resto de meu corpo congelou com o frio que senti. E meu ex-marido dá o tiro de misericórdia: ___ E o pior é que você tem razão.

As pessoas falam que o negro sofre preconceito, o deficiente, o pobre. Mas eles tem leis que os defendem, Cotas , Bolsas … e o obeso? O que tem?

Tem uma fila interminável no SUS para a cirurgia de redução de estomago.

Tem carência de lojas de roupas e calçados.

Cadeiras lindas, frágeis e COM braços. Sapatos lindos com saltos finos ( sem resistência ao peso).

Roletas de ônibus. E risadas… apelidos… piadas… muitas risadas…. olhares assustados misturados com pena…

Não acredito que eu tenha preconceito, o que tenho é uma posição radical e nada eclético em relação à preferência musical.

Acredito que as pessoas para evitarem e combater o preconceito, devem seguir dois rumos :

O preconceituoso, deve rever seus conceitos. Deve se colocar em estado de empatia.

O obeso… esse tem que nascer de novo.

 
3 Comentários

Publicado por em 16 de novembro de 2011 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

3 Respostas para “FERIDAS DO PRECONCEITO

  1. juceli

    6 de julho de 2012 at 17:16

    É uma grande verdade! E não precisa ser obeso, basta estar com um pouco mais de peso.

     
  2. Lilian Saab

    6 de julho de 2012 at 17:17

    QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO NA MINHA OPINIÃO É CONDENÁVEL !!!!!!

     
  3. Rosana

    9 de setembro de 2012 at 17:15

    Lindo ,triste , verdadeiro. Chorei por você , por mim , por elas , por nós.

     

Deixe um comentário

 
