RSS

CARTA ABERTA ao Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira

26 jul

Sr Prefeito.

(Não… comecei errado…  deixa eu refazer a minha frase inicial de saudação…)

Meu querido prefeito.

Eu pensei muito antes de redigir esta carta.

Foi uma luta e tanto entre a minha sensatez e a minha expansividade. Mas a decisão foi tomada a partir de um provérbio persa que diz: “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.” E  cá entre nós, se tem algo que não sou nem nunca fui é uma pessoa “fraca”, nem física, nem emocional, nem espiritualmente (graças a Deus).

Conversando com um amigo de infância, sobre os acontecimentos recentes, sobre o momento político que vivemos em nossa Corumbá, ele me confidenciou que tem “pena” de você (referindo-se à chuva de ataques que você vem sofrendo) e eu rebati dizendo que não tenho pena não. Eu tenho é orgulho memo.

Ele arregalou os olhos e me perguntou o porquê.  E quando eu quando eu argumentei, ele veio com a frase bombástica: Mas se tudo isso é verdade por que ninguém se manifesta? É medo da Policia Federal? Do Ministério Público? Da opinião pública?

Danou-se. O questionamento de meu amigo me tocou a alma. Por que?  Medo? Não eu não tenho medo da Policia, nem municipal, nem estadual, nem federal. Quem tem que ter medo de policia é bandido.

Eu não sou bandida.

Eu respeito a autoridade constituída, a autoridade médica, a autoridade militar, a autoridade culinária, a autoridade jurídica, a autoridade familiar, a autoridade jornalística.

Respeito é diferente de medo.

Medo? Medo não! Medo eu tenho de aranha caranguejeira.

Não vou aqui entrar em quintal de casa que não conheço, ou de casa que só entrei  até  a  sala de estar.

Vou falar do MEU QUINTAL, do quintal da Educação, porque essa é a minha casa.

Quando eu afirmo em alto e bom tom que  você foi O MELHOR PREFEITO QUE CORUMBÁ JÁ TEVE, é porque foi mesmo. E aquele que te suceder vai ter que sambar em cima de brasa quente sem queimar os pés se quiser fazer melhor do que você nesses 08 anos de governo. Eu falo isso pensando em mais de 1.200 trabalhadores da Educação de Corumbá.

Tenho 57 anos , sou eleitora a 39 anos e nunca nenhum prefeito fez no espaço de 31 anos o que você fez em 08 anos. E isso tenho certeza que todos os trabalhadores da educação concordam comigo.

Só não digo que tenho a autorização de TODOS para fazer essa afirmação porque não o tenho, mas duvido que em sã consciência haja um, que possa dizer que estou errada. E aqui,Ruiter, não tem nada a ver com Partido Politico.

Não sou filiada ao PT. Ao contrario, sou filiada ao PSDB. Partido de oposição a você, mas eu não vou mentir só porque os partidos pensam diferente. Eu não.

Eu penso com minha cabeça e não com a cabeça do partido ou de líder político ou de quem quer que seja.

Obrigada Ruiter. Muito obrigada pelo Plano de Carreira dos profissionais da Educação de Corumbá. Era uma reivindicação antiga, sofríamos muito pela falta de um. Isso é valorizar o professor.

É claro que a questão salarial é importante, mesmo porque ninguém paga conta de água luz, supermercado, aluguel, vestuário com “vocação” pela profissão de professor.

Para que o professor trabalhe com tranqüilidade, para diminuir o seu stress por causa dessas “cositas más” o professor precisa ter a tranqüilidade e você deu essa tranqüilidade ao professor.

Hoje estamos com um dos melhores salários do país (de servidores municipais da educação) embora na minha opinião ainda não condizente com a responsabilidade da educação mas já não somos o pior. Estamos entre os mais bem pagos.

Obrigada pela diminuição da carga horária em sala de aula, aumentando para o professor a hora/atividade onde o professor prepara aula e corrige provas e trabalhos NA ESCOLA, permitindo que o professor dê a atenção ao SEU filho em casa.

Eu fui uma que quando adolescente, disse para minha mãe que ela gostava mais dos alunos dela do que de mim, porque ficava de manhã e á tarde com eles na escola e a noite em casa, não tinha tempo pra mim porque dedicava seu tempo e preparar aulas e corrigir, pensando novamente em seus alunos.

O cruel é que mais tarde eu me vi, cometendo com meus filhos o mesmo “erro” a que o sistema me impunha.

Mas você também colaborou para que isso não acontecesse mais.

Obrigada pelos 03 concursos públicos que você fez para atender a educação, dando ao professor a estabilidade estatutária, forçando o leigo a se profissionalizar, a crescer.

Obrigada pela média de 04 capacitações anuais, que em 08 anos chegam a uma média de 32 capacitações.

Obrigado pelo Plano de Saúde com a Cassems, isso ajudou, deu tranqüilidade ao professor em relação à saúde de sua família. Nossa… só Deus e eu sabemos com que felicidade no coração eu recebi a noticia de que você tinha assinado com a Cassems.

Obrigada pela manutenção das escolas reformadas, aumento de salas de aula, cobertura de quadras, de creches, da qualidade e orientação de nutricionista na merenda escolar, pelo material escolar dos alunos, uniforme, pastas, salas de informática, escolas em tempo integral, as de tempo estendido…

Obrigada pelo incentivo financeiro aos professores que trabalham em áreas distantes (zona rural e assentamentos).

Obrigada pelo pagamento em dia . Muitos podem até argumentar que isso é obrigação e é mesmo. Mas também sabemos que apesar de sê-lo não é isso que acontece em outras muitas prefeituras do resto do país.

Obrigada pelo incentivo ao professor que quer fazer especialização, mestrado, doutorado … oportunizando essa ação através de uma cota pequena, mas que já é muiiiiita coisa.

Obrigada por apoiar ONGs como o Moinho Cultural e Programas Sociais do Governo, isso reflete dentro da escola; e refletindo na escola, reflete na família; e refletindo na família reflete na sociedade como um todo.

Obrigada, Muito obrigada ! A educação agradece!

Li numa rede social que no Japão, o único profissional para o qual o Imperador se curva, é o professor. Percebi pela sua ação como prefeito que você fez isso em nossa cidade. Obrigada. Conte com a minha eterna gratidão e reconhecimento.

Eu definitivamente não estou na fila de pessoas que culpam um único fio de cabelo branco pela senilidade de mentes perturbadas.

Tem algo ainda que quero dizer. Quando você se candidatou pela primeira vez e foi eleito, eu fiz um comentário

__ Duvido que ele de conta do recado!

E você deu.

Obrigada por me provar que eu estava errada.

Obrigada pelo meu quintal.

Marluci Brasil

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 26 de julho de 2012 em MEUS ESCRITOS

 

4 Respostas para “CARTA ABERTA ao Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira

  1. vera lucia

    27 de julho de 2012 at 11:35

    Parabens..Marluci , pela belissima carta………estamos juntos nessa..!!

    Curtir

     
  2. Janaina Salles

    28 de julho de 2012 at 22:28

    Parabéns Marluci, concordo plenamente com vc. Morei nessa cidade maravilhosa por 5 anos de de 2005 a 2009 e pude viver tudo isso. Sou professora e fui concursada aí, onde trabalhei na Escola Almirante Tamandaré. Fui muito feliz aí, e as políticas públicas em relação à Educação são de dar inveja a outros municípios. Parabéns Ruiter pela administração em favor da educação! bjão em tds com muita saudades dessa terra linda!

    Curtir

     
  3. Adnilde dos Santos Bueno Saucedo

    29 de julho de 2012 at 19:45

    Parabéns Marluci, não pertenço a educação mas concordo plenamente com vc, durante esses 08 anos o Prefeito Ruiter fez a diferença perante aos servidores municipais.

    Curtir

     
  4. Antonio

    30 de julho de 2012 at 14:29

    Realmente não tenho nenhuma duvida quamto a sua belissima carta, so apenas não podemos esquecer do trabalho feito pela inesquecival Helia Reis na administração de Dr. Hugo iniciou um verdadeiro trabalho de valorização do Magistério. Os recursos eram poucos mas tivemos os sálarios comparado aos melhores do Pais. Um abraço

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: