RSS

CARTA ABERTA AO HINO DE CORUMBÁ

04 set

Hoje quero falar com você Hino a Corumbá.

Quero te pedir perdão… estou envergonhada pela forma como te trataram, pela roupagem a que te impuseram usar…Estou com a alma dolorida, Hino querido. Estou com a vista desgastada pela total falta de amor e de respeito ao que de mais puro e belo você representa para nossa cidade

Lembro-me  de sua declaração de amor. Você cheio de emoção e orgulho disse :Corumbá destes meus sonhos e dos meus primeiros dias…

Afirmo querido Hino, que ainda sinto o calor , como raio de saudade dentro do meu coração todas as vezes em que me lembro das festividades do aniversário da cidade quando descíamos a Frei Mariano cantando seus versos entre gritinhos de alegria e de esperança num futuro de realizações e de progresso cultural, educacional … vivencial mesmo.

Lembro-me, meu querido Hino que você sempre se referia aos dias em nossa cidade como : Os teus dias tão risonhos,tem pra mim tanta alegria; até a lua com fulgor , parece não ter vontade de deixar este torrão.

Ah… hino… Ah!,Corumbá, eu quero ter sob o teu seu céu tão brilhante, Feliz viver. Mas como?.. Eu me pergunto Como?

Se mesmo os teus filhos, mais diletos, aqueles que deveriam te ovacionar, aqueles que deveriam propagar as tuas belezas invertem  a mensagem de teus versos, profanam as suas rimas com mazelas vizuais na vã e infeliz tentativa de desfazer o que a teu louvor foi feito? Como querido Hino? Como?

Eu olho a cidade que você representa, querido Hino e vejo encantos primorosos nas verdes colinas, vejonas águas serenas  do rio que te banha e  no céu onde o cruzeiro cintilante sempre está ,vejo a mão do criador, vejo a visão do futuro no brilho estrelar que Pedro de Medeiros tão bem descreveu.

Ah! Hino querido…Vejo em teus prados tão mimosos, marchetados de boninas, vejo em  tuas noites amenas, em teu luar tão fagueiro,  vejo que  tens encantos Corumbá!

E é por isso que estou aqui entrando em contato com você querido hino. Quero te pedir perdão! Perdoe a falta de respeito!.Perdoe a falta de bom senso! Perdoe a falta de criatividade! Perdoe , querido hino….

Tenho certeza que quem te feriu de forma tão infeliz também, intimamente canta.: Corumbá, eu quero ter. Sob o teu seu céu tão brilhante Feliz viver.

No inicio pode parecer difícil HINO querido. Mas lembre-se… aqui na terra que você representa tão divinamente e com tanta propriedade quando teus horizontes à frouxa luz do poente se matizam de mil cores e de saudade fica presa nossa alma juvenil. Aqui mesmo  nesta terra rendilhada de altos montes tendo aos pés àguas silentes, aqui a  bela terra dos amores, aqui  temos a certeza de que a nossa amada cidade sabe que no seu coração e na alma dos corumbaenses valorosos, todos dizemos:  Corumbá és a princesa do ocidente do Brasil!

 
3 Comentários

Publicado por em 4 de setembro de 2012 em MEUS ESCRITOS

 

3 Respostas para “CARTA ABERTA AO HINO DE CORUMBÁ

  1. Eliane

    9 de setembro de 2012 at 19:15

    Não li a matéria do desrespeito ao hino, mas concordo com Marluci. Gentem pra que mexer com o hino???? A quem ele está prejudicando???? Fala sério….falta de assunto, do que fazer????

     
  2. benedito rodrigues da costa

    10 de setembro de 2012 at 20:53

    Marluci, apesar da diferença de idade, convivi com o seu avô, eu tinha uns 26 anos de idade, porém, fizemos uma amizade duradoura e respeitosa, eu éra um jovem maçom que admirava a inteligência do grande corumbaense, grande tribuno e poeta de grande inspiração. Comungávamos do mesmo ciclo social e familiar; por isso que lhe sugiro que para o próximo aniversario de Corumbá, o hino a corumba, e sua historia, fosse amplamente divulgado. Corumbá sempre foi o berço da cultura de Mato Grosso uno. Compete a éssa geração manter vivo éssa preciosidade, êsse valor que não tem preço, que é a nossa cultura. Bene.

     

Deixe um comentário

 
