RSS

A EMPATIA DIANTE DA TRAGÉDIA.

31 jan

1incendio-boate-santamaria

Não consigo evitar. A empatia tem tomado conta de mim esses dias cinzentos durante a tragédia que tatuou no peito do brasileiro a marca da dor. Durante sim. Essa é a palavra que entendo como correta. A tragédia para mais de 100 famílias ainda não terminou, elas ainda tem apontada para si a ponta afiada da lança mortal do medo de perder seus entes queridos.
Coloco-me em oração pelas almas que se desprenderam do invólucro carnal, pelas famílias amputadas; pelas que se encontram no “corredor da morte”; pelas que tiveram suas mãos amarradas ao cano do revolver, os dedos colados no gatilho, mesmo sem assim o desejar; pelos que forram amarrados nas cadeiras de mãos e pés atados, com palitos forçando os olhos a ficarem abertos para assistir a tragédia e conviver com a impotência diante do fato…
Penso no desespero, no meio da fumaça tóxica. Me pergunto: O que passou pela mente daqueles jovens? Escuto gemidos. Ouço gritos: AR!!!!! AR!!!!! …. SOCOOOORRROOO!!!! ACUDAM!!!!!!!… MEU DEUS!!!!!…. SAI!!! SAI!!!!… É POR AQUI!!!! NÃO… VAMOS PRO BANHEIROI LÁ TEM ÁGUA!!! MÃÃÃEEEEEEEEEE….. Sinto o calor na pele… Sinto o cheiro de meus cabelos queimando em minha cabeça, dos pelos de meus braços, pernas, sombrancelhas… Arde por fora e por dentro de mim…
Penso no desespero dos músicos no palco… o medo, na tentativa de apagar o fogo… MEU DEUS!!! O EXTINTOR, O ESTINTOR… NÃO … NÃO FUNCIONA!! ME DÁ OUTRO… ABANA!! ABANA!!! …. NÃO ABANA NÃO , VAI ESPALHAR O FOGO…. SAI… CORRE.. AJUDA O GAITERO…. TO PRESO… TIRA… TIRA… VEM.. VEM.. POR AQUI…ESPERA…. MINHA GAITA… LARGA ELA… NÃO… CADÊ?
Penso no susto dos seguranças. POR AQUI NÃO… SÓ SE PAGAR… SÃO NORMAS DA CASA… FOGO? QUE FOGO? NÃO VEJO FOGO.. DEVE SER BRIGA…. e depois quando a multidão comprime … QUE FUMAÇA É ESSA? FOGO ONDE? ONDE? ESPERA! CALMA GENTE! CALMA! EI OLHA AI… TEM GENTE NO CHÃO!!! NÃO PISA!! JESUS, O QUE EU FIZ!!!! MAS EU NÃO VI O FOGO!!!! E AGORA?!!!!!
Penso nos proprietários da Boate KISS: FOGO, ONDE? MEU DEUS!!! QUE PREJUIZO, MAS O QUE ESTOU PENSANDO? TEM VIDAS AQUI… TENHO QUE APAGAR… NÃO DÁ.. ACUDAM… ONDE COMEÇOU ISSO?… MEU INVESTIMENTO… E AGORA?… VOU TER QUE RECOMEÇAR… E AGORA?… MEU DEUS! ME AJUDA! ME ORIENTA! …AI TO QUEIMANDO…
Penso nas famílias: ATENDE … ATENDE… DEUS É PAI! ELA NÃO ESTA NESSA BOATE… NÃO ESTA… ATENDE… ATENDE… DEUS NÃO VAI PERMITIR ISSO… O QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE? MORREU? OH MEU DEUS!!! E AGORA? COMO VIVO SEM ELA? DEUS VOCÊ É HORRIVEL!!! EU CONFIEI EM VOCÊ!!! EU TE ODEIO!!!! AH!!! JESUS ME AJUDA… ME PERDOA BLASFEMEI… NOSSA SENHORA… ME AJUDA…. NÃO … NÃO É VERDADE… NÃO PODE SER VERDADE….
Penso nas autoridades: GENTE… FOI UMA TRAGEDIA ANUNCIADA… CULPOSO… NÃO FOI DOLOSO, AFINAL NÃO TEVE INTENSÃO DE MATAR… MAS MATOU… TEM QUE SER PUNIDO… MAS PUNIR ACIDENTE? ACIDENTES ACONTECEM…. MAS A LEI MANDA PUNIR…. A SOCIEDADE EXIGE A PUNIÇÃO…. EU NÃO CONCORDO… MAS TENHO QUE FAZER.
Penso…Penso…Penso… Encontro acusação e defesa ao mesmo tempo para todos aqueles em quem pensei…
___ Os proprietários coitados, também perderam tudo… não queriam isso, não planejaram isso… vão ter que recomeçar tudo de novo… Como será conviver com a acusação de ter sobre seus ombros a acusação de mais de 200 mortes sem nunca ter matado ninguém? Sem se ter o espírito de assassino na alma?
___ É mas eles podem recomeçar… e os que se foram?
___ Os seguranças (coitados) da porta não dava pra ver o palco onde começou o fogo… como eles poderiam saber se era verdade? Quando atinaram pro fato, já estava fora de controle. Só cumpriam a obrigação deles. Quem nunca fez algo que não concordava mas que teve que fazer porque isso fazia parte do seu emprego? Da garantia do pão na mesa de seus filhos?
___ Se tivessem ficado em casa isso não tinha acontecido… Créééédo, que pensamento é esse?
É horrível isso… procurar explicações, justificativas, se colocar em empatia e sentir a impotência diante da tragédia em todas as direções.
Resta-me orar lutando contra o pensamento de revolta, contra a fatalidade que invade meu estado de oração.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 31 de janeiro de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
