RSS

Egoismo

17 fev

images (3)

Lendo as linhas escritas pela vida, pude notar nelas alguns borrões. Não gosto de borrões. Peguei a borracha da fé nas pessoas ( uma borracha já pequena de tanto que tenho usado para apagar os erros daqueles que amo) e tentei borrar o borrão. Não consegui.apagar a palavra escrita sob o borrão. Era uma palavra que nunca é escrita à lápis. Sua escrita é sempre permanente porque é as letras da palavra vão sendo juntas em sílabas no decorrer da vida e sem o tracinho que separa essas silabas… é escrita juntinho… aí fica dificil repartir.

A palavra é EGOISMO. Comecei a analisar a palavra. Há estudiosos da língua portuguesa que classificam o sufixo ISMO como um mal, uma doença. E o fazem dessa forma por causa da medicina.

ISMO…Egoismo: doença do ego. Pensei em alguém que conheço. “Egoísta é alguém que tem o ego doente, merece minha compaixão” __ pensei.
Pensei em todas as situações familiares possíveis que pudessem me ajudar a analisar a abrangência da palavra.

Eu venho de um casamento desfeito, não que não tenha dado certo, até deu (enquanto foi proveitoso pra mim e para ele) e desse casamento tive dois filhos maravilhosos que amo incondicionalmente. Jamais poderia então admitir que meu casamento “não deu certo”… certo deu, só que quando acabou tivemos a dignidade de admitir que acabou e que não tínhamos mais motivos para continuar uma convivência como casal. Optamos pela separação e não nos matamos diariamente… continuamos vivos.

Pensei nas festas familiares ( natal, aniversários, pascoa, reveillon, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, formaturas…) Aqui eu parei… parei em formaturas. Esse acho que é momento propicio para se avaliar o egoismo. Natal tem todo ano, aniversários também, os outros dias nem se falam… mas formatura… ah!.. essa é uma vez só. E esse é um momento, esperado desde o primeiro dia de aula…quando preparamos a lancheira com o coração nas mãos para levar nossos pequeninos pela primeira vez para o contato com a palavra escrita. Os pais sonham com esse dia… são em média 17 anos sonhando com esse momento. Não penso nos filhos,nesse momento… eles não esperam por esse momento por 17 anos,esperam só 4 as vezes 5 as vezes 7.Penso nos pais das famílias desfeitas.

Vejam bem , queridos leitores… eu disse “família desfeita” eu não disse “casamento acabado”. Sim porque casamento acaba, mas família é pra sempre… Alguém conhece alguém que deixou de ser pai? Deixou de ser mãe? Deixou de ser filho? Eu não conheço. Família é para sempre!

O filho até pode dizer “Se quiser ir pode ir.. tudo bem… faz um esforço… vou adorar …” coisas assim e mesmo que dizendo isso nos machuque a gente perdoa… a gente sempre perdoa, afinal dá pra entender, ele é o protagonista da festa de formatura… tem muita coisa pra pensar… porque pensaria que a presença de um dos pares que o conceberam seria importante?

Penso mesmo é nas partes que trazem pra si o “direito” de desfrutar sozinha e egoisticamente esse momento esperado por 17 anos. Isso é egoísmo.

Analiso as duas partes: o Pai e a Mãe.
Ambos participaram da concepção.
O momento da concepção pode até ser mais favorável ao homem porque sem a sua participação o óvulo continuaria sendo óvulo até o momento da expulsão do abrigo uterino através do ciclo menstrual.
O lado feminino não deixa de ser importante, se não tivesse o útero que abrigou o óvulo fecundado… sei não… não teria formatura!

Penso na família desfeita, penso nos momentos felizes planejados e abortados pelo egoismo humano…

Suponho que meus leitores estão tentando encontrar o fio da meada neste novelo de palavras… Por que? Pra quem eu estaria escrevendo esse texto?

Foi só uma reportagem na TV. Vi um desabafo de um pai impedido pelo EGOISMO da mãe de assistir à formatura de seu filho.

Chamou minha atenção.
Tocou meu coração.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 de fevereiro de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
