RSS

CULPA DA GLOBO

27 jun

Imagem

Claudia reencontrou Silvia depois de um longo tempo de separação. Amigas   de escola tinham muita coisa para conversar. Marcaram o almoço no Restaurante Brasileiro, onde curiosamente servia-se somente pratos de sabores que não lembravam em nada as praias do nordeste,  os pampas,  o samba carioca, o cheiro de mato do norte, o clima pantaneiro , o calor sertanejo ou mesmo a garoa paulista.

Logo que entrou Claudia buscou a amiga analisando mesa a mesa… cada uma delas com as cores de bandeiras que não eram as do Brasil. “ Deve ser por conta da copa” __ pensou.

Logo avistou Silvia que conversava com o garçom provavelmente pedindo a entrada …

__ Entrada não temos, senhora __ ele dizia__ Temos consumê. Entrada só aquela ali, que também serve como saída. ( falou apontando para a porta).

Silvia riu, disfarçadamente. __ OK e que bebida você me recomenda? Uma caipirinha?

__ Bebida não temos senhora , temos drinqui. E nada de caipira aqui, tudo aqui é muito chiqui.

__ Ok , me faça um drink de vodica com limão, um pouco de açúcar e gelo. Pode ser?

__ Sim e para comer?

__ Depois pedimos, estou esperando minha amiga.

Nesse momento Claudia chegou mais perto. __ Estou aqui amiga.

Abraçaram-se e sentadas à mesa trocaram confidencias, novidades, falaram da vida, de tudo um pouco.

O garçom parado perto da mesa tudo ouvia com um ar de ausência estampado no olhar.

__ Você tem acompanhado as manifestações das ruas Claudia?

__ Sim, amiga… que coisa não é? Parece que o povo demorou para acordar mas quando acordou, não levantou…rs… pulou da cama.

__ CULPA DA GLOBO . ( murmurou o garçon).

As amigas olharam para o lado. Estaria ele falando com elas? Mas ele não estava olhando…

Continuaram a conversa…

__ E o caso dos assassinatos, então. Nossa __ ponderou Claudia__ Viu o caso da dentista que os menores incendiaram?… Fiquei pasma, dá até medo…

__ Vi sim. Respondeu Silvia.

__ CULPA DA GLOBO! ( murmurou o garçom).

Outra troca de interrogações no olhar entre as amigas… Era com elas sim… Mas porque ele estaria falando aquilo?

__ Sabe de uma coisa? Ando preocupada com a questão da seca no nordeste… disse a Silvia piscando os olhos para a amiga, numa nítida forma de testar a atenção do garçom.

__ É mesmo…

__ CULPA DA GLOBO! ( murmurou o garçom)

Claudia não se conteve:

__ Ei … você esta prestando atenção na nossa conversa?

E ele: __ Não senhora. Estou aqui aguardando o momento em que as senhoras vão me solicitar.

E ela: __ E o que é CULPA DA GLOBO?

Ele se avermelhou.

__ TUDO!!! TUDO É CULPA DA GLOBO. A seca no nordeste, as passeatas, a corrupção, os assassinatos, a dancinha do Neymar, o quadradinho de oito, o CURA GAY, o estrelismo do mão de quatro dedos do Lula, A careca do Spiridião, o discurso do Malafaias, o aumento da criminalidade, o Crack, a falência da família, da moral e dos bons costumes, a eleição do Romario e do Tiririca, o pré-sal não dar lucro, meu filho ter reprovado na escola. Tudo é CULPA DA GLOBO. As senhoras não enxergaram isso ainda? Fazem o que alem de ligar a TV na globo pra assistir, novelas, jornal nacional, jornal hoje, fantástico, esquenta, globo repórter, malhação, TV Xuxa, mais você, Big Brodi.

Pasma a Silvia contra-atacou: __ Ah é? E você assiste o que?

E ele: __ Bom de uma coisa eu sei. Eu não assisto novelas, jornal nacional, jornal hoje, fantástico, esquenta, globo repórter, malhação, TV Xuxa, mais você, Big Brodi.

E Claudia: __ Tá isso já sabemos, mas você assiste o que?

E ele:__  Outros uai!

E Claudia : __ Que outros? …

E ele:  __ Não presto atenção em nome de programa…

E Silvia: ___ Por que vocês colocam culpa de tudo na Globo? Se todas as emissoras falam dos mesmos assuntos. Tem os mesmos tipos de programa.

E ele: ___ Aráááá… Então a senhora admite que as outras emissoras COPIAM a globo, né?

E elas em coro: __ Nós não! Você quem esta dizendo!

E ele enfurecido: __ As senhoras é que são alienadas! Ficam lendo VEJA! ISTO É! Tudo isso é CULPA DA GLOBO! Porque você tem a cabeça feita só pra dizer amem ao que essa globo quer. São tudo um bando de carneirinhos. Eu não. Eu sou um reacionário. Tenho orgulho de dizer que sou anti-globo. Eu penso.

Naquele momento ouviu-se “Plim Plim”… Ele interrompeu a fala e olhou para a enorme TV dependurada na parede do restaurante.

As amigas se olharam e riram.

E ele voltou: __ A globo é uma empresa que manipula as pessoas.

Silvia soltou: __ Plin Plin…

Ele imediatamente olhou para a TV.

As amigas caíram na risada…

Enfurecido ele pontuou: Eu sou Brasileiro mas não sou Brasileiro globalizado como vocês. Sou brasileiro brasilizado. E PT cordiais saudações!!!!!

Claudia olhou para Silvia __ Tá explicado!

( texto de Marluci Brasil de Castro)

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27 de junho de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: