RSS

Quem pergunta quer saber.

10 out

Quem pergunta quer saber

 

Uma das coisas que sempre me deixou insatisfeita em sala de aula era a resposta afirmativa de meus alunos quando eu perguntava:

_ Entenderam?

E eles : _ Sim!

_ Alguma dúvida?

E eles: _  Não!

Meu Deus!Como isso me frustrava…

Sei que pode parecer piegas, mas o NÃO no lugar do SIM e o SIM no lugar do NÃO sempre foram o combustível que desafiavam minha capacidade de experimentar novas formas de explicar.

O “NÃO ENTENDI PROFESSORA”  parece que iluminava a minha pergunta, impulsionava, desafiava, alavancava…

Hoje aposentada, sinto falta dos “questionadores” que tive. Aqueles que sempre tinham um “mas professora, não pode ser assim ou assado?” Ah!Como eu amava aqueles apartes.

Hoje, quando vejo um professor contando que seus alunos entendem tudo o que eles explicam (e falam isso com tanto orgulho) sinto-me pequena. Fico olhando o colega e imaginando o aluno cheio de perguntas na mente e sem coragem de expor suas dúvidas.

Lembro-me de um aluno especial que tive. Sempre que eu perguntava se entenderam ele era o único que dizia ter sempre entendido e debochava dos colegas que perguntavam ou que expressavam não ter entendido alguma parte da explicação. Um dia, chapei.

Perguntei: __ Entenderam?

Ele mais do que depressa: __ Sim esta tudo claro professora.

Outro colega: __ Eu não entendi.

Não pensei duas vezes: __ Tudo bem! “Fulano” entendeu tudo e vai explicar pra vocês…

Gozado… Nunca mais ele entendeu nada na primeira explicação.

 
1 comentário

Publicado por em 10 de outubro de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Uma resposta para “Quem pergunta quer saber.

  1. Francisco Eduardo Nunes Ferreira

    10 de outubro de 2013 at 16:33

    Parabéns, minha linda! É muito bom encontrar alguém que sabe que o que move um grande professor educador é o desafio. Concordo plenamente com você e mais de uma vez pedi aos meus alunos que me explorassem e falei que se você que beber o doce caldo da cana você deve espremê-la, exato foi essa expressão que usei. Meu forte abraço.

     

Deixe um comentário

 
