RSS

VOCÊ TEM A RESPOSTA?

12 out

VC TEM A RESPOSTA

 

Desde muito cedo eu ouvia minha avó Lucinda repetir um dito popular: “Criança que sabe fazer criança, não é mais criança!”

Enquanto eu não entendia o significado desse dito eu me sentia criança, quando passei a entender, deixei de sê-lo; no entanto a legislação brasileira continuou a enxergar-me como tal.

Devo confessar que por muitas e muitas vezes eu me fiz valer da lei para conseguir o que queria (seriam pensamentos delinquentes?). É possível…

Todos nós temos o nosso lado bom e o nosso lado ruim. Todos nós somos capazes dos crimes mais hediondos, basta que tenhamos motivos para cometê-los.

Digo claramente que não tenho coragem de matar ninguém, mas quando assisto uma reportagem principalmente onde crianças são estupradas e mortas, é inevitável para mim. Penso em minhas netas. Meu coração se aperta e me vejo na situação das mães, das avós daquelas crianças. Nesses momentos agradeço a Deus por não ser eu a passar por aquilo e peço perdão pelos pensamentos que me passam pela mente. Chego a ter medo de mim mesma… Mas o que me consola é que EU SEI que não sou a única a se sentir assim ao passar por esse processo de empatia.

Vejo o Estatuto da Criança e do Adolescente… Acho sinceramente que já está mais do que na hora de desmembrar isso.

Criança é criança. Adolescente é adolescente. Precisamos de um Estatuto da Criança e de outro para o Adolescente.

É quase bestial pensar que o adolescente de hoje é o mesmo de vinte anos atrás. O adolescente de hoje é muito, muito mais esperto do que se imagina; só quem convive com eles o sabe.

Nem sempre ser pai, mãe, advogado, juiz, policial, médico, dentista é o suficiente… Pergunte a um professor… Ah!Vocês vão se assustar!

Sei que muitos vão dizer que o Sistema não faz nada.

Eu já acho que o Sistema faz o que pode fazer. Dá escolas, dá bolsas pra se garantir a estadia na escola… Se em número suficiente ou não, se de qualidade ou não, isso já é outro departamento, mesmo porque não envolve só o Sistema. E quando falo em Sistema não falo em Governo deste ou daquele partido. Mesmo porque no nosso país o problema se arrasta por vários governos de diversos partidos.

Fica então a pergunta… Você tem a resposta?

Em tempo:

Eu tenho… Posso responder com um arquivo que vi na net?

maioridade

 
1 comentário

Publicado por em 12 de outubro de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags: , ,

Uma resposta para “VOCÊ TEM A RESPOSTA?

  1. Tadeu Amorim

    12 de outubro de 2013 at 13:12

    Essa resposta è muito difícil por se tratar de um país imenso como é o nosso, nao é fácil admnistrá lo, nao basta colocar dinheiro na educação. Minha cunhada francesa diz que na França os colégios são publico, claro, existem os particulares, mesmo assim os filhos nao conseguiram atingir o nível superior, porque no Brasil remessa facilidade. A educação começa nafamília, minhas filhas nao jogam lixo na rua, uma ato simples como esse, mas muita nao faz, creioque é por aí. O sistema é bruto, mas o outro já mostrou que é uma furada, ora tem gente que gosta, vá pra lá. A desigualdade sempre existiu desde que mundo é mundo,inexistente sociedade feliz e igualitária por meio de leis e das armas, o Muro de Berlim mostrou bem isso quado caîram as ditaduras do leste e descobriram que as primeiras damas gostavam dos sapatos, bens supérfluos que o capitalismo produz. Temo que lutar sim por sociedade mais igualitária, que o irmão lá do bairro Guana tenha os mesmosbeneficios daqueles da rua Cuiabá etc. Por natureza nao somosiguais, até na família vemos isso. Essa corrupção que acaba com a sociedade,meu cunhado francês diz: aki os Senadores tem muito privilégios do que na França,nao é hora de mudar isso, nao tô falando só dos senadores, a imprensa já mencionou que o Tribunal de Justiça de MS tem desembargadores com patrimônio de 18, 30 milhões, como se justifica isso? Se o teto é R$ 28.0000,00 BRUTOS,isso da liquido R$ 18 a 19.000,00. Muita coisa tem que mudar, quer ficar que rico que seja com trabalho. Eu afirmo pra aqueles que nao concordarem comigo, qtos corumbaenses fazem sucesso? Muito, conheço aluno do Dom Bosco que pilota boeing até Nova Iorque, conheço Consultor Legistivo que vendia carne nas ruas de Crbá, que vice presidente d associação dos servidores do Banco Central, e por aí vai, temos Generais, Almirantes, e aí? Será que essa educação daí só funcionou pra eles? Ia esquecendo, Crbá tem procurador da República, filho de militar da Marinha, o pai é professor e me deu aulas particulares, será que essa educação só foi dirigia a eles, foram premiados pela sorte? É o meu entendimento baseado medrados concretos.

    Curtir

     

Deixe um comentário

 
