RSS

No colo do Budismo.

24 nov

Imagem

Hoje estou me sentindo dividida, um sofrimento que ja deveria ter passado a mais de 13 anos voltou a me atormentar.  Conversei com um amigo querido ( Budista) sobre o que se passava comigo.

No inicio foi estranho, ele ouvia minhas mágoas de forma estranha… confesso que por mais de uma vez pensei em silenciar, mas quando ele falou, quando se posicionou disse-me da maneira sobre como eu estava agindo comigo mesma, e não sobre o problema que me afligia ( ainda me aflige). No fundo foi proveitosa a nossa conversa.

Quis saber mais sobre o ponto de vista dele. A mesma paisagem pode apresentar-se de forma diferente se vista de outra janela ( já dizia minha avó Lucinda)…

Fui buscar sobre a fé que ele professa,

Confesso que tinha uma noção da filosofia budista, mas precisava me aprofundar.

Decidi : Vou ler mais sobre o assunto. Mas confesso que o que já li, foi-me agradável ao espirito.
O Budismo se pauta sobre Quatro Nobres Verdades da vida 

1. A Verdade do Sofrimento.: A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos  nascimento, envelhecimento, doença e morte. Ninguém está isento deles.

2. A Verdade da Causa do Sofrimento.: A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz renascimento, acompanhado de apego passional durante a vida, e é a ganância por prazer, fama ou posses materiais que causam grande insatisfação com a vida.

3. A Verdade da Cessação do Sofrimento.: A cessação
do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.

4. O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento.: Por
não podermos nos abster destas verdades, devemos aceitá-las
compreendendo que são fatores integrantes da vida. Para erradicar a ignorância – que é a fonte de todo sofrimento – é necessário entender as quatro nobres verdades, seguindo o caminho que leva à cessação do sofrimento, conhecido como o Nobre Caminho Óctuplo.

O Nobre Caminho Óctuplo consiste de:

1.   Compreensão Correta. Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são.

2.   Pensamento Correto. Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa e da aversão a prejudicar os outros.

3.   Palavra Correta. Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas.

4.   Ação Correta. Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida.

5.   Meio de Vida Correto. Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como tráfico de drogas ou matança de animais.

6.   Esforço Correto. Praticar autodisciplina para obter o controle da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos. Plena Atenção Correta. Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para evitar atos insanos.

7.   Concentração Correta. Obter serenidade mental e sabedoria para compreender o significado integral das Quatro Nobres Verdades.

De repente me vi concordando com muitas posições. De repente me vi encontrando sentido nelas. De repente me vi identificando em meu espirito a presença de um buda… Teria eu um lado budístico sem saber tê-lo?

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de novembro de 2013 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário