RSS

FÉ CEGA É FACA AMOLADA.

26 abr

Imagem18

Ontem, conversando com uma pessoa conhecida (de pouco tempo) surgiu o assunto RELIGIÃO.

Ela me perguntou: __ Você crê em Deus, Marluci?

Eu sorri… ( na verdade senti vontade de gargalhar, mas me contive): __ Claro que sim!

E ela: E quem é Deus para você? Como ele é?

Respondi: DEUS para mim é a força geradora do universo. É o criador. É a natureza. Está presente em tudo o que ele mesmo criou, desde a pedra até as nuvens. É onipresente, é oniciente, é poder e graça, é harmonia e provisão, é alegria e sustentação. Acredito que ele é bom, é companheiro, é orientador, é misericordioso.

Ela então veio com a pergunta bombástica que acredito, estava presa na garganta dela.

E na Bíblia? Você acredita?

Pensei… Pensei… ”Devo ou não responder?” Respondi:

 __ Olha você pode não gostar de minha resposta…

Ela assustada insistiu:

___ Você não acredita na Palavra de Deus?

Não me segurei…

___ Para mim a palavra de Deus não está na Bíblia, mas na natureza, traduzida em suas leis. A Bíblia é simplesmente uma coletânea de livros hebraicos, que nos dão um panorama histórico do judaísmo primitivo. Os cinco livros iniciais da Bíblia, por exemplo, referem-se à formação e organização do povo judeu, após a libertação do Egito e a conquista de Canaã. Atribuídos a Moisés, esses livros não foram escritos por ele, pois relatam, inclusive, a sua própria morte. As pesquisas históricas revelam que os livros da Bíblia têm origem na literatura oral do povo judeu. Só depois do exílio na Babilônia foi que Esdras conseguiu reunir e compilar os livros orais (guardados na memória) e proclamá-los em praça pública como a lei do judaísmo, ditada por Deus.

E ela: ___ Mas você já leu a Bíblia?

Respondi: Toda ela não. Não tive paciência para tanto…

Ela __ Pois deveria lá você cai encontrar Deus.

Ai.. Bem.. Ai pegou pra mim… Resolvi falar do meu jeito:

__ Olha, eu não vou encontrar Deus em Deuteronômio… Ali eu não eu não encontro de jeito nenhum. Provavelmente o capitulo 23 expulsou Deus da Bíblia. O Deus que eu creio que eu amo que eu respeito e procuro seguir, não ditaria aquelas regras, aquelas leis impiedosas, aquelas maldições horríveis. Aquilo só serve para os espertalhões arrebanharem pessoas simples, pessoas medrosas… Quer saber? Para mim, as leis morais da Bíblia podem ser resumidas nos Dez Mandamentos e estes nos dois de Jesus “AMARA DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO”. Eu não nego a ação de Deus na Bíblia, mas não consigo admiti-la como PALAVRA DE DEUS. Respeito a Bíblia pelo seu exato valor, mas não faço dela um novo “bezerro de ouro”. Deus não ditou nem dita livros aos homens!

Ela me olhou demoradamente e eu sustentei o seu olhar…

E ela: É a sua última palavra?

__Não __ respondi.__ A ultima é FÉ CEGA É FACA AMOLADA.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de abril de 2014 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
