RSS

Saudades…

29 maio

Imagem

Hoje acordei com saudades de Vovó Lucinda. Uma saudade com cenário (o fogão de lenha) e som de lenha queimando (estalando, espremida e calorosa no fogão). Uma saudade com cheiro de mate-quente-com- leite, bolinhos-de-chuva e as histórias dos vinhedos da cidade do Porto (Portugal) terra natal de meu bisavô Gonçalo Cristovam.

Aquela mesa de três metros, os bancos de igual metragem que acompanhava a sua extensão, a única cadeira de madeira escura na cabeceira, a toalha-de-mesa quadriculada onde as cores azul e branco se acotovelavam.

Na varanda com a abertura próxima do telhado ( uma faixa de uns 30 ou mais centímetros) deixava o ar mais gelado nas tardes de inverno. Mas apesar disso era o nosso local preferido para ouvirmos as histórias de vovó Lucinda.

Interessante como ela não se sentava na cadeira de vovô Castro mesmo quando ele não estava lá. Ela sentava-se no banco, com os netos e contava suas histórias. A cadeira de vovô dava assento à sua ausência presente no respeito que sua figura humana nos impunha. Mas vovó Lucinda… ah… Vovó Lucinda era só amor, só doação, só carinho, só atenção. Só havia um momento do dia que nunca podíamos contar com ela. No momento de sua reza no quartinho de madeira que tinha no quintal onde ela ficava exatamente uma hora de relógio por dia numa eterna novena, conversando com  o seu MENINO JESUS DE PRAGA.

O vestido sempre com as mesmas estampas ( florais ) mesmo quando depois da morte de tio Eca quando eternizaram-se as cores branca e preta nele, sempre manchados de carvão na altura dos quadris e na barriga, ( pela lida à beira do fogão à lenha) fazem parte dessa minha lembrança que hoje se apresenta mais viva do que nunca.

A perna com aquela ferida envolta numa gaze que obrigava minha avó a mancar … nunca tiraram o brilho de seu olhar ao nos contar suas histórias.

Hoje amanheci saudosa… saudosa de minha avó Lucinda

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29 de maio de 2014 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: