RSS

ESPECTRO FEMININO

20 ago

40547

_ Meu nome é  Maria ,  Maria Thereza, com AGÁ do ladinho do TÊ , dá mais status, denuncia o meu berço, a minha estirpe. Tenho uma vida razoável… um marido generoso… um circulo de amigos divertidos…um significativo limite na conta cliente preferencial…um belo apartamento… casa em Búzios… alguns admiradores…faço o preventivo com o meu ginecologista regularmente (sou uma mulher prevenida)…experimento todos os modelos do ano…trabalho pôr uma entidade filantrópica…sou amiga, generosa e reconhecida para com aqueles que me servem… freqüento as igrejas aos domingos… não falto ás reuniões nos colégios das crianças …trinta e poucos anos…tudo para ser feliz…Eu pensava assim…realmente , até o dia em que um caminhoneiro bateu na traseira de meu carro…Ele foi tão grosseiro…me disse coisas horríveis, questionou a minha habilitação , disse que com o meu dinheiro , a carteira poderia ter sido comprada; disse que pôr eu ser madama, deveria ser “dondoca”, como se eu tivesse culpa de ter tido um bom casamento, de meus pais e posteriormente o meu marido desconhecerem as chamadas crises financeiras. Foi aí que começou a minha infelicidade, quando constatei que o meu maior pecado foi ter nascido rica.

_ Meu nome é  Maria , Maria Aparecida. Sou professora, não…não riam… é sério… sou professora. Na realidade eu queria ter feito engenharia, mas meus pais disseram que não tinham condições de “bancar “ um estudo tão caro, que engenheiro era profissão de homem, que eu deveria fazer o antigo curso das moças casadoiras, o conhecido “espera marido”: o magistério. Não tive opção , a minha escolha era entre o nada e o quase nada. Afinal não foi tão difícil, adoro crianças, elas são sensíveis, amorosas e de uma certa forma completam o meu lado maternal. Tudo bem que de vez em sempre eu tenho 45 testes para corrigir, 45 cadernos para olhar, 45 livros para passar visto … Isso se for só uma matéria, como são cinco matérias isso dá 225 testes,225 cadernos, 225 livros e assim pôr  adiante… podem até dizer que esse  não é um trabalho difícil porque é um trabalho de devo fazer em casa… com calma… afinal tenho uma média de 4 horas à tarde, 4 à noite e 4 pela madrugada… se eu tiver boa vontade e vocação… é claro que dou conta do   recado ,difícil é carregar tudo isso…é…não é fácil não…mas vale à pena… no final do mês tenho o meu rico dinheirinho, suado, mas meu… É lógico …depois que o sistema trabalhar bastante com ele e só então libera-lo para que eu possa pagar a conta da água e não morrer de sede.

_ Meu nome é  Maria, Maria das Dores . Sou mãe de família… tenho um marido… bom… que … me ama … tenho comida na mesa… vivemos com sacrifício, mas ele consegue nos dar o necessário, não posso me queixar… Tudo bem que as crianças são só minhas quando estão doentes , mal na escola, fazendo barulho… mas isso é assim mesmo… acho…Vida de dona de casa é fogo, mas é tão simples… Não é preciso muito estudo para fritar bifes, descascar batatas, chorar com as cebolas…afinal a saúde de minha família é responsabilidade minha, sou eu quem devo mante-la limpa e alimentada. A minha rotina é simples: acordo às 5 da manhã e ponho água no fogo pra fazer café, vou molhar as plantas ( adoro plantas) , volto e termino o café, vou à padaria compro o leite e o pão, volto fervo o leite e arrumo a mesa do café da manhã, às 6 horas chamo as crianças e o marido, preparo tudo para eles saírem, confiro material, olho se está tudo na pasta e vou leva-los para a escola. Na volta vou direto para o tanque, deixo as roupas de molho que é pra ir amolecendo a sujeira, volto pra cozinha, ponho o feijão no fogo , tempero a carne e vou limpar a casa. Sou rápida às 10 horas a minha casa já está limpa. Depois é hora de temperar o feijão e fazer o resto da mistura e fritar o bife( deixo o molho pra depois). Às 11 horas tudo tem que estar pronto pois tenho que buscar as crianças na escola, na volta já passo na verduraria e compro  a alface para a salada. Enquanto as crianças tomam banho para sentarem-se à mesa, eu preparo a salada e faço o molho do bife. Pronto , o meu serviço da parte da manhã está pronto. Depois do almoço tem as vasilhas  para lavar e as roupas que ficaram de molho e é claro passar aquelas que deixei estendidas no varal no dia anterior. Lá pelas cinco horas , está tudo pronto. É hora de dar banho nas crianças e preparar o jantar. Depois do jantar, as crianças eu e meu marido vamos assistir novelas, é claro que nos intervalos corro para a cozinha para ir lavando as vasilhas do jantar, enxugando e guardando ( prá não acumular o serviço amanhã) quando termina as novelas já é hora de colocar as crianças na cama , afinal elas tem que acordar cedo amanhã para ir para a escola. Meu marido vai se deitar . De vez em quando eu tenho uns pensamentos eróticos, depende dos capítulos da novela sabe? Mas nem sempre posso realizar, afinal ele é bom de cama ( deita e dorme) , mas eu não posso reclamar, ele chega cansado em casa do trabalho… tádinho…

_ Meu nome é Maria, Maria Candelária , “Candê” para os íntimos . Sou cândida…cândida… Puta para o meu homem, prostituta para os demais. Não guardo pau pra dar em cego, eu uso o pau… até do cego… Pagando o meu preço… chamo até urubu de meu louro. Tenho um gênio do caralho, não mexe comigo que eu topo briga. O que me deixa enlouquecida é essa porra de idéias que fazem da gente… Quem foi que disse que vida de puta é fácil? Por acaso os homens acreditam que a gente goza sempre?…É muita pretensão…Eu jamais serviria para ser mãe. Não tenho aquela doçura decadente, não acredito em amor filial. Para mim, ser mãe é um problema, é carregar o filho no ventre até ele nascer, no colo enquanto está pequeno e nas costas o resto da vida depois que ele crescer.

_ Meu nome é Maria. O que tenho a dizer?… Eu já disse tantas vezes… repito se necessário…SE ATÉ HOJE A NOSSA VIDA FOI ESCRITA EM BORRÃO, NADA IMPEDE QUE POSSAMOS PASSÁ-LA À LIMPO. É possível construir uma nova vida, bem diferente daquela que vivemos até hoje, basta dar a ela um novo rumo, um novo sentido. Meu nome é Maria, Maria Santa , a mais santa de todas as Marias.

( AUTORIA  DE MARLUCI BRASIL ____ TEXTO REGISTRADO NA bIBLIOTECA NACIONAL)

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de agosto de 2014 em MEUS ESCRITOS

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 
