RSS

Posição e oposição ( qualquer semelhança é mera coincidência).

31 ago

posição e oposição

Comecei a conviver com a política partidária aos 12 anos de idade, quando acompanhava meu avô Carlos de Castro Brasil em reuniões, comícios, visitas a eleitores. Vovô tinha um prazer indescritível ao levar-me nesses lugares.Ao entrarmos ele dizia :

___ Observe em silencio! __ e eu silenciosamente observava.

Ao sairmos, quando ficávamos sozinhos ele perguntava-me disfarçando sua expectativa com bocejos sonolentos…

__ E então? O que achou disso tudo?

Eu, na minha ingenuidade adolescente, respondia :

__ Legal!!! __ afinal não podia decepcionar vovô.

Devo dizer que sinto muitas saudades daqueles tempos… Mas devo dizer também que hoje eu tenho a resposta para a pergunta de meu querido avô:

__ Achei DEPRIMENTE vovô! Achei teatral! Achei com gosto de água salobra.

E se ele me perguntasse o por quê, eu responderia:

__ Ora vô. Nós vimos o PT nascer, era um partido de trabalhadores que queriam o poder para mudar o poder. Os petistas, por não saberem como se conduzir chegavam bagunçando, os palavreados eram esdrúxulos, se tinha um petista no meio, podia esperar que vinha uma briga. Chamavam o PT de esquerda porque um destro quando escreve com a esquerda sai tudo torto, tudo desalinhado, tudo reprovável…. Só que se esqueceram de que a letra dos canhotos sempre foi mais bonita que a dos destros… A oposição (à direita) escrevia e falava lindamente, mas começou a escrever e falar lindamente a bagunça, a os mesmos palavreados esdrúxulos e o que a esquerda gritava como seu, a direita dele se apoderava e registrava em cartório antes mesmo que a ideia caísse no papel e virasse projeto e dali se efetivasse. De repente a esquerda percebeu que o povo que elegia estava cansada daquela gritaria, daquela bagunça toda e começou a mudar o seu discurso… Começou a falar bonito, começou a ser mais educada, começou a se mostrar mais acessível ao diálogo… A direita ensandeceu quando percebeu que começava a ser confundida com a esquerda e tomou pra si as características do que ela sempre combateu. E os papeis se inverteram. Hoje a esquerda é sinônimo de POSIÇÃO e a direita de OPOSIÇÃO. Quando chegam as eleições (hoje) eu me lembro da época em que via os discursos de eleição ao seu lado… só que com o reflexo do espelho do tempo… As pessoas mudam vovô, mas não mudam para melhor ou para pior… As pessoas na política mudam, oscilam entre o que elas sempre combateram e entre como são realmente… Vi amigos meus de “vampiros” a “caçadores-de-vampiros” em questão de meses… Tenho ouvido, lido e presenciado tanta barbárie que busco no olhar que achava que conhecia tão bem um vestígio daquilo que um dia se foi, um vestígio da autenticidade que um dia tanto admirei… Hoje sou considerada “amiga” só fora do tempo em que se prepara o pleito… De junho a outubro, a maioria de meus amigos, deixam de ser meus amigos, passam a ser partidários ou inimigos políticos.  E o pior vô é que eu sei que nada vai mudar… e não vai mesmo… Se um continuar como UM e o OUTRO continuar como o OUTRO… TUDO FICA COMO ESTA…. Se o OUTRO passar a ser UM e o UM passar a ser OUTRO…. Tudo vai continuar como está…. È como mudar os moveis de lugar numa sala para ver se muda a energia do ambiente…. Depois de um tempo a gente volta à posição inicial de novo….  É vovô… hoje eu sei que o senhor sabia que eu queria seguir a carreira política. Hoje eu sei que o senhor tentou me desencorajar…. Conseguiu vovô… pena que só 47 anos depois…

( texto de Marluci Brasil __ 2014)

 
1 comentário

Publicado por em 31 de agosto de 2014 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Uma resposta para “Posição e oposição ( qualquer semelhança é mera coincidência).

  1. Benedito Rodrigues da Costa

    1 de setembro de 2014 at 7:53

    Gostei muito do texto, principalmente por ter convivido com o seu avô Castro Brasil, um orador ímpar e grande companheiro. Bene.

     

Deixe um comentário

 
