RSS

OVO FRITO

06 jan

Sem título

Hoje quando vi esta foto nos meus passeios pela net, voltei no tempo e no espaço. Lembrei de uma de minhas fugas de casa

Perdi a conta de quantas vezes (na minha adolescência) eu fugi de casa. E sempre fugia para a casa de vovó Lucinda. Era nela que eu encontrava o apoio, a certeza, o colo… ainda que ela não ficasse com chamegos, com dengos. Vovó era carinhosa, mas não era de ficar abraçando e beijando… o carinho dela vinha nos quitutes, nos conselhos, no “entender” os nossos momentos.

Numa dessas minhas fugas, sentada num dos bancos de madeira que ladeavam a mesa, que para os olhos de minha meninice devia medir uns 5 metros, de tão grande que era… eu, sentada, observava vovó Lucinda com seu vestido de bolinhas brancas em fundo preto, junto ao fogão de lenha.

Ela olhou para mim enquanto acendia o fogo nos pedaços de gravetos que catava em seu próprio quintal junto com as achas de lenha. Meu deu aquele sorriso peculiar… eu entendi que ela tinha entendido e sabia que vinha lição de vida.

__ Sua cabeça é como um depósito de ideias e de lembranças. Mas se ela está em cima de seu pescoço, ela é sua. E é você quem manda nela. Eu sei que esses cientistas falam que é ela que comanda o corpo, mas não é não. É o coração. Quando ele para de mandar sangue pra ela poder pensar, ela perde a serventia. É no coração que você guarda os sentimentos e são os sentimentos que fazem você pensar. Por isso você tem que cuidar de ter um coração puro, sem rancor, sem inveja, sem ódio. Só assim você vai te pensamentos bons… (riu e meneou a cabeça) Não dá pra ter bons pensamentos convivendo com maus sentimentos.

Levantei do banco e entrei na cozinha estreita. Fiquei em pé ao lado da pia de pedrisco vermelhos e brancos, enquanto ela colocava a panela de ferro no centro da boca do fogão de lenha. E ela continuou:

__Suas lembranças funcionam da mesma maneira de um fogo baixo. No fogo baixo aquilo que é cozido tem um gosto melhor, o sabor é diferente, isso porque os ingredientes são cozidos lentamente e devagarinho a gente vai colocando os outros ingredientes pra fazer a comida. A receita fica pronta quando você acabou de colocar os ingredientes, mexeu e deixou cozinhar bem

E eu prestando atenção…

__ É assim que a gente tem que resolver os problemas que temos todos os dias… Pequenos ou grandes, não importa, todo tem que ser cozinhados em fogo brando. Se você desligar o fogo não vai finalizar o prato, se você deixar em fogo alto pode queimar e comida queimada é ruim. Por isso é que nós não devemos tomar decisões com a cabeça quente… queima a comida… queima as nossas ações… Ninguém vai engolir comida queimada… nem você …

Olhou pra mim, pegou uma frigideira, pegou minha mão e colocou a frigideira nela, afastou-se do fogão… colocou óleo na minha outra mão.  

Fiquei parada com a frigideira numa das mãos e a lata de óleo na outra enquanto ela se dirigiu para a geladeira. De lá ela veio com um ovo e me entregou.

__ Frite os seus problemas. Mas não queime. Porque você vai ter que comer tudo sem fazer cara feia.

Fiquei olhando o fogão… uma das bocas soltando umas labaredas fortes… e a outra boca ocupada pela panela de ferro…

Vovó me olhava de canto de olho enquanto lavava as vasilhas…

Pensei…pensei… e coloquei a frigideira ao lado da panela de ferro… longe da boca por onde o fogo saltava desesperadamente. Demorei um tempo esperando a chapa de ferro do fogão de lenha esquentar a frigideira, coloquei o óleo e bem depois coloquei o ovo (o primeiro ovo frito que fiz na vida). Quando terminei de fritar, vovó me esperava com um pão aberto, coloquei o ovo no pão e comi.

A noite, minha cama estava morna, minha mãe entrou para me dar boa noite, passou a mão em meus cabelos e me explicou porque ela zangou comigo logo cedo…

Me perguntou como vovó estava e o que eu tinha feito de bom na casa dela…

Olhei pra minha mãe.

__ Eu aprendi a fritar ovo. (Respondi)

 
Deixe um comentário

Publicado por em 6 de janeiro de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
