RSS

SER MULHER

20 mar

O tempo passa....

SER MULHER

Nascer MULHER é uma condição que não depende de nós mesmas. É a natureza quem decide. O DNA bate o martelo.

Crescer MULHER, começa a complicar a coisa… Na qualidade de “meninas” experimentamos a proteção dos pais e a maldade dos irmãos e primos (meninos) que nem sempre entendem o “porquê” da proteção…

Adolescer MULHER é complicado… Ficamos meio que no meio de uma corda de um “cabo-de-guerra”. Somos adultas demais para nos portarmos como meninas… Somos meninas demais para nos portarmos como adultas… Sangramos a nossa feminilidade ainda em meio à descoberta de que as nossas bonecas não serão mais nossas filhas e que um dia nossas filhas serão nossas bonecas…

A juventude da MULHER é um misto de audácia e de carência… Descobrimos o sexo, mas não podemos vivenciar essa descoberta como os jovens “meninos” porque a maioria dos homens nessa mesma faixa etária ainda se comportam como meninos, sequer adolesceram… E não podemos ter os homens que nos atraem intelectualmente porque fisicamente eles têm idade para serem nossos pais…

Amadurecer MULHER é constrangedor, é “acasalador”, é dolorido, é “partejante”, é ultrajante, é “massificante”. Encarnamos todas as fases numa só e temos que mostrar que aprendemos a lidar com todas elas. É “orgasmante”, é realizador, é “guerreante”, é fraternal. Fluidificamos o aprendizado de nossas fases anteriores e aplicamos em nossa vida o âmago do espirito bem resolvido.

Envelhecer MULHER é libertador e prisional. Nos libertamos de preconceitos, de defeitos, de amarras e vemos nosso espírito enfim PRONTO PARA A VIDA, na medida certa mas aprisionado em um corpo que não corresponde à sua expectativa.

Em minha caminhada nesses 60 anos de vivencia como mulher. Fui mais HOMEM que muito homem que conheço e se pudesse rebobinar a fita, recomeçar a existência (ainda nesta encarnação) eu o faria em câmera lenta nos momentos de alegria e nos momentos dos erros que cometi.  Esses são os momentos que com certeza valeriam a pena reviver mais uma vez.

Nos momentos de alegria para alimentar o meu riso.

Nos momentos de meus erros para argumentar com meu siso.

E se voltasse muito no tempo a ponto de ouvir o coração de minha mãe, eu me abraçaria à sua placenta, me enroscaria no cordão umbilical na hora de nascer … Por que nascer MULHER é fácil… SER MULHER é que é o X da questão.

SER MULHER implica em conviver com o machismo. E não é apenas o machismo explicito dos homens mas principalmente com o machismo implícito de outras mulheres.  Mulheres que criam seus filhos (homens) gritando para o mundo:

__PRENDAM SUAS CABRAS QUE MEU BODE ESTÁ SOLTO!

Mulheres que são violentadas moral, psicológica, profissional e fisicamente pelo sistema de uma sociedade que não se entende politicamente nem religiosamente e quer ditar regras de igualdade sem se permitir a lutar pelo o que é direito. Uma sociedade que tem “cotas” para firmar uma igualdade que a lei já prevê em seu bojo (e aqui eu falo em cor, em raça, em credo, em eleições etc.). Uma sociedade que no mesmo trabalho, na mesma responsabilidade e muitas vezes com mais estudo, maior preparo e competência a mulher ainda é remunerada aquém do que o seria um homem. Uma sociedade em que até a língua pátria denota maior número de visão pejorativa para o termo MULHER.

É… SER MULHER não é fácil não!

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de março de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
