RSS

CONSELHOS DE VOVÓ LUCINDA (02)

26 mar

conselhos de vovo lucinda

Era uma manhã de domingo e estavamos ,eu e meus primos sentados em torno da enorme mesa retangular que tinha na varanda improvisada como copa na casa de minha avó. Jogavamos bosó (general __ um jogo de dados).

No meio da brincadeira meu primo Paulo “cantou ” a palavra “embaixo”  e as pedras que  faltavam para completar a pontuação máxima deu “em cima”. Paulo na euforia do jogo gritou “PUTA QUE O PARIU” e deu um soco na mesa.

Meu avô, Castro Brasil, era uma homem sábio mas intransigente. Não admitia palavrões e nesse exato momento ele saia do quarto de tio Carlinhos e entrava na varanda.

Nós gelamos. Sabiamos que vinha BRONCA. Paulo ficou vermelho. E vovô Castro disparou:

__ Olha a boca menino!!! __ Silencio total __ e ele continuou __ Sua mãe não lhe deu educação? Será que vou ter que te proibir de falar dentro de minha casa? Não admito palavrôes aqui!

Naquele momento vovó Lucinda surgiu na porta da cozinha:

__ Castro! Não fala isso com o menino!

Todos olhavamos para os dois…

E vovó continuou.
__ Você quer corrigiu meu neto chama ele pra um particular.

Meu avô irritado continuou:

__ Não tenho tempo pra isso.

__ Se você não tem tempo para fazer a coisa certa, não tenha tempo para fazer a coisa errada tambem!

Vovô saiu “pisando duro”…. E nós vimos vovó se aproximando:

__ Crianças, lembrem-se A gente nessa vida tem sempre que escolher sempre. A gente pode escolher ter razão ou ser feliz. Quando a gente corrige uma pessoa que faz a coisa errada na frente dos outros a gente vai provocar uma sensação ruim na pessoa que a gente tá corrigindo e isso vai fazer mal pra gente tambem. Porque ninguem gosta de sentir que fez mal pra outra pessoa, não é mesmo? Isso acontece porque quando você aponta os erros de outra pessoa você acaba mostrando que você é que tá certo. E isso faz a gente feliz. Mas é um feliz dolorido quando a gente faz isso na frente dos outros… Mas se você fizer isso conversando num particular com a pessoa que errou você vai mostrar o erro mas tambem vai mostrar amor e respeito. E isso não vai deixar quem errou infeliz e ai você tambem não fica infeliz.

Naquele momento entendemos que todos fizemos um “general-de-boca” e ganhamos no jogo da vida.

(OBRIGADA VOVÓ).

 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de março de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
