RSS

Como o Espírita Vê a Semana Santa ?

30 mar

10906434_662633077178743_8520525755457121954_n

Todo ano tem sempre algum amigo que me pergunta sobre a SEMANA SANTA. Em como eu ( na condição de ESPÍRITA) vejo e vivencio esta semana.

Bem eu sempre respondo:

_ Eu respeito as práticas católicas nesta época mas como espírita não vejo motivos para fazer o mesmo. Para mim, são práticas religiosas merecedoras de apreço e respeito, mas distantes da prática espírita. Entendo que há todo o contexto histórico da questão, os hábitos milenares enraizados na mente popular, o condicionamento com datas e lembranças e a obrigação católica de adesão a tais práticas; entretanto para a Doutrina Espírita, não há o dia do: “Senhor Morto”,  “Semana Santa”,  “Ovo de Páscoa”, “Sábado de aleluia”, “Malhação de Judas” “Domingo de Ramos”,  “Domingo de Páscoa”.

 E sempre vê a outra pergunta:

__ Você compra ovos de pascoa?

Respondo:

__ Sim compro. Como compro presentes no Dia das Crianças, no Dia dos Estudantes; como já comprei no Dia das Mães, no Dia dos Pais, no dia dos Namorados… Como ainda compro no dia de Aniversário de meus amigos e até no Natal. Por que não iria comprar? A forte influiencia da mídia no consumismo aproveitador da data, já atingiu a mim, aos meus filhos e sobrinho e hoje atinge as minhas netas.

E vem a outra pergunta:

__ E você come carne?

E eu respondo:

__ Já comi muito… hoje prefiro o peixe por ser de mais fácil digestão… principalmente porque depois que operei o estomago a carne de peixe “desce “ bem melhor que a bovina, que o do frango, do porco ou de qualquer outro animal…  Para mim o sacrifício de não comer carne ou de jejuar nessa época do ano só teria sentido se fosse para dar o que eu deixei de comer para quem quase nunca tem o que comer. Ai sim  meu sacrifício teria sentido…

 Então… Para nós , os espíritas não existe SENHOR MORTO. Jesus está mais vivo que nunca. Para nós certeza da imortalidade do espírito faz com que a vida vença a morte. Para os espíritas a Páscoa, como qualquer outro período do ano, deve ser um momento de reflexão, estudos e reafirmação do compromisso com os ensinamentos do mestre, a fim de que cada um realize dentro de si, e no meio em que vive, o reino de paz e amor que ele exemplificou.

E para festejar a vitória da vida sobre a morte… vamos de Ovos de Pascoa, de sopa paraguaia, de peixada, de vinho e de confraternização em família do aniversário de renascimento de Jesus para a pátria espiritual.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de março de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
