RSS

Conselhos de vovó Lucinda (03)

02 abr

conselhos de vovo lucinda

Sei que tenho falado muito nela pra vocês… Mas não me canso de falar.

Vovó Lucinda sempre me impressionou com sua sabedoria. E mesmo eu sabendo que era sábia nem sempre eu seguia seus conselhos… Teimosa que era e que ainda sou “quebrei a cara” diversas vezes por ter ouvido seus conselhos mas por não ter escutado o que eles me transmitiram…

Hoje, já adulta, madura e sexagenária penso em quanto tempo perdi em não escuta-la como deveria.

Lembro de uma vez quando eu não fui agraciada com uma condecoração na escola que eu achava que era merecedora e outra colega de sala recebeu no meu lugar. Lembro-me de como isso me deixou aborrecida… Chorei quase dois dias seguidos. Senti-me injustiçada, preterida…

Minha mãe me disse:

__ Marluci vá passar o dia na casa de mamãe… (ela já saia que só vovó poderia me dizer o que eu precisava ouvir).

Eu fui…

Passei o dia todo cabisbaixa…rabiscando versos sofridos… amassando e rasgando o papel receptivo onde eu desabafava em versos o meu descontentamento…

Vovó me olhava “de canto” … até que chegou-se e despejou numa só fala:

___As pessoas sentem-se muito atraídas por aqueles que agem de maneira silenciosa, com confiança interior, pessoas que não precisam ficar lembrando seu próprio valor. Quanto menos aprovação dos outros você buscar, mais aprovação você terá. Quanto mais você tentar provar seus méritos mas as pessoas se afastarão de você, mais te evitarão, mais vão comentar pelas suas costas a respeito de sua insegurança, de sua prepotência, de sua necessidade de se vangloriar, sobree sua prepotência. Reconhecimento é um conhecimento que volta pra gente. Se as pessoas conhecem o seu valor vão reconhecer o valor em você. Não adianta você ficar mostrando que você tem valor. Isso é falta de humildade e humildade e paz interior são duas coisas que andam juntas. Demãos dadas. Você não tem que provar nada pra ninguém. Faz o seu e reconheça você o seu valor. O reconhecimento dos outros não vai acrescentar nada ao seu valor… só vai sobrecarregar o seu ego… e Ego sobrecarregado desvaloriza a pessoa.

Fiquei olha da vovó… Era difícil pra mim entender… Hoje não o é. Hoje sei o quanto ela estava certa… Hoje sei que preciso aprender mais sobre SER HUMILDE.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 2 de abril de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
