RSS

Vaidade

18 jul

conselhos de vovo lucinda

Lembro-me de (em minha meninice) ter chegado intrigada à casa de minha amada avó.
Fiquei quieta, sentada no grande banco de madeira que ladeava a mesa da copa, enquanto ela acendia o fogão de lenha…
Vovó me olhou … sorriu e completou:
__. Por que você não pergunta logo? (Ela me conhecia muito bem)
__. Por que as pessoas ficam dizendo que eu tenho um rosto lindo? Eu não sou só rosto!!!! E o resto de mim?
Ela parou o que fazia … apagou o fosforo com um sopro e sentou-se ao meu lado.
__ Marluci…. Tenho duas coisas para te falar sobre isso. E quero que você pense em cada uma das coisas que vou te falar. E que decida qual delas vai servir de luz para seu futuro. Mas você tem que decidir isso agora.
Olhei com medo o dedo indicador de minha avó que apontava em minha direção miudamente alertando-me para a ordem que ela me dava.
__. Quem só enxerga um rosto em você é porque tem olhos, mas não tem visão. Não enxerga o que vê. Você é muito mais do que um rosto bonito. Mas você também tem que se enxergar assim, não cuide só do seu cabelo, só do seu rosto, senão você vai fazer com que os outros olhem e enxerguem só o seu rosto entende? As pessoas só enxergam aquilo que nós mostramos para elas. Se você concentra sua atenção, seu carinho, sua vaidade só no seu rosto, você não pode zangar se as pessoas só enxergam o seu rosto, porque é isso que você está mostrando para elas…
Olhei para meu corpo e minha consciência pesou…
__. Outra coisa, CUIDADO COM A VAIDADE. Uma vez ouvi seu avô falar que a vaidade é a espuma do orgulho, nem sei se foi ele que fez esse pensamento, mas sei que é certo. A vaidade é filha do orgulho. A pessoa vaidosa é orgulhosa, é uma pessoa que tem dois pecados capitais. Porque a pessoa vaidosa ela vê nela o que ela gostaria que os outros vissem nela e quando os outros não veem ela se sente ofendida, rejeitada … isso é triste… aí ela fica se mostrando, fica esfregando aquilo que ela acha que é lindo na cara dos outros. Aí ela vai ganhando a antipatia, as pessoas vão se afastando, porque cansam de ficar dizendo o que ela quer ouvir, mas sem ser o que as pessoas pensam… entendeu?
Balancei a cabeça dizendo que não…. Ela se levantou e me disse:
__. Um dia você vai entender…

O tempo passou… hoje com 60 anos de idade … olho no meu espelho e já não vejo o “rosto bonito” que eu via antes, nem o corpo bonito que nunca cheguei a ver…. O espelho não me permite ser vaidosa nem orgulhosa e eu posso dizer…
___. Entendi sim, vovó.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de julho de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
