RSS

Sobre os amigos e os problemas…

21 jul

conselhos de vovo lucinda

Hoje, conversando “via tecnologia” com uma amiga muito querida, lembrei de uma das lições que minha avó Lucinda me deu.
_ Marluci, todo PROBLEMA é um PESO e todo peso, por mais pequeno que seja, se for carregado por muito tempo, principalmente numa “caminhada” torna-se mais pesado do que realmente é e que se dividimos em partes fica mais fácil de carregar, é só carregar por partes… e amigos são partes de nós, confie em seus amigos. Mas antes de dividir, preste atenção no amigo…. Existe o amigo abraço e existe o amigo umbigo.
__ Amigo-abraço? Amigo-umbigo? Como assim vovó?
__ O amigo-abraço te acolhe, te ouve, te dá carinho, acalenta, ri com vc te dá o braço pra vc se apoiar e até “sai no braço” por você. O amigo-abraço aplaude seus acertos e te aponta os seus erros, te alerta sobre teus defeitos e propaga para todos as suas qualidades…. É o amigo de verdade. O amigo-umbigo acha que a sua companhia, o seu carinho tem um ponto central, o próprio umbigo e tudo sai dali, em espiral que é para achar o caminho de volta depois. Ele te procura quando precisa de você. Ele te vê, mas não te enxerga, ele te escuta, mas não te ouve, ele sabe de você, mas não te percebe como pessoa, como ser, como indivíduo… para o amigo-umbigo você é amiga DELE. Entendeu?
__. Entendi vó.
E com minha vó Lucinda na cabeça disse para a amiga querida que me lia na solidão da tela de um celular…
“… conheço você, sei que se isola para depois dar o “arranco” e pegar NO TRANCO. Eu estou pronta para te ouvir a hora em que vc quiser. Quando achar que é preciso. Quando se sentir só, desamparada, sem forças. Eu amo vc MINHA PRECIOSA. Faço qualquer coisa para te ver feliz. Serena. Não espere! Divida comigo! Minha amada avó dizia que todo peso, por mais pequeno que seja se carregado por muito tempo, principalmente numa “caminhada” se torna mais pesado do que realmente é e que se dividimos em partes fica mais fácil de carregar, é só carregar por partes e amigos são partes de nós. DIVIDA COMIGO! ”

 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de julho de 2015 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
