RSS

Tempo de Quaresma na visão Espírita.

17 fev

Jesus_prece

TEMPO DE QUARESMA

A quaresma é um período de 40 dias que antecede a data mais importante para o cristianismo: A MORTE E RESSUREIÇÃO DE CRISTO.
E COMO O ESPIRITISMO VÊ A QUARESMA?
Bom, acredito que temos que observar as situações. Sabemos que no Espiritismo a fé é raciocinada, então é preciso estudar para entender e depois praticar se for de entendimento do praticante. Então vejamos, na época de quaresma os cristãos são convidados à reflexão espiritual, repetindo assim a ação de Jesus quando ficou 40 dias em retiro e meditação no deserto.
Os católicos especialmente seguem a orientação de ficar em oração, em penitencia, praticar a caridade por ser a quaresma um tempo de preparação para a Pascoa. Devem ainda de abster-se de comer carne vermelha e os mais tradicionais não cortar os cabelos nem fazer a barba por 40 dias.
O espiritismo entende e respeita a opção do fiel em repetir as atitudes de Jesus no deserto. ELE é o líder, entretanto de acordo com a VISÃO ESPIRITA nós temos que buscar saber “o porquê” das coisas. E foi o que eu fiz.
Primeiramente temos que nos perguntar o que é penitencia. Sabemos que penitencia é a manifestação de remorso, arrependimento por ter ofendido a Deus ou ainda uma pena que o confessor impõe ao confessado (no caso dos católicos). É o Sacrifício de fazer alguma coisa sagrada mas esse conceito também varia de acordo com as diferentes culturas dos adeptos de mesma igreja.
Sobre a penitencia o espírita se pergunta:
__ Por que não podemos comer carne vermelha?
Vamos encontrar a resposta na História. Na Idade Antiga só os ricos comiam carne e ela virou símbolo de gula (um dos pecados capitais). Para evitar os conflitos entre a nobreza, a igreja orientava o consumo de carne à livre demanda por 7 dias antes do período quaresmal. Esse período ficou conhecido como CARNEVALE __ O PRAZER DA CARNE. __ daí a origem do carnaval depois disso era proibido o seu consumo por 40 dias
__ 40 dias seriam suficientes para nos redimir de nossos erros?
Vamos entender que nós não precisamos de um período específico para refletir sobre nossas atitudes e dar início à uma transformação moral.
__. Até que ponto as penitencias são válidas?
E então vamos buscar as respostas no LIVRO DOS ESPÍRITOS (obra que explica o Espiritismo), e vamos encontrar as respostas nas questões 720, 722 e 726.
Aí entendemos que:
1-A visão espírita da quaresma difere da visão das outras religiões.
2-As penitencias só são válidas quando afastam o homem das futilidades materiais que nada acrescentam na evolução do espírito e elas devem ser contínuas e não apenas em um determinado número de dias.
3-Tem mérito aquele que aplica sua penitência em benefício do outro diferente de jejuar por jejuar… o jejum só tem valor se vc jejuar para matar a fome de seu irmão,
4-Não devemos comer nada que faça mal ao nosso corpo.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 de fevereiro de 2016 em MEUS ESCRITOS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: