RSS

CONSELHOS DE VOVÓ LUCINDA (5)

20 set

 

conselhos-de-vovo-lucinda

Minha avó Lucinda me dizia sempre que o espelho é o melhor amigo de uma mulher.

__ Ele pode ser cruel ou adorável, mas tudo depende dos olhos que olham para ele. ( dizia ela).

__ Como assim vovó? __ eu perguntava.

E ela respondia: __ Se você estiver com a esperança e a alegria no olhar, você vai ver uma pessoa adorável no espelho. Se você estiver com os olhos de tristeza, dor , ou decepção você vai ver uma pessoa sofrida .

Fiquei quieta olhando ela cortar as cebolas com um palitinho de fósforo preso nos dentes ( ela dizia que era uma simpatia para não chorar com as cebolas).

__ Sabe, Marluci? Quando você quiser alguma coisa mas se estiver confusa, vai na frente do espelho, fecha os olhos , chama seu anjo da guarda e abre os olhos devagar. Olhe bem para você lá no espelho… olhe devagar… olhe nos seus olhos… veja como você está realmente pergunte pra você o que você acha que você deve fazer e responda pra você mesma.

Olhei vovó e pensei: “Nossa eu faço isso faz tempo !!!”

A lembrança desses momentos me levaram até o banheiro, parei em frente ao espelho. Respirei fundo. Fechei os olhos. Respirei mais uma vez. Soltei o ar devagar e fui abrindo os olhos.

Meu olhar está opaco, tem rugas em minha face. Os cantos de meus lábios parecem caídos, impossível ergue-los num sorriso…

__ O que devo fazer? Como devo proceder? Como posso ajudar?

Minha imagem refletida não me respondia… Apenas me olhava com tristeza.

__ Você não tem a resposta né? Vovó estava enganada quando me disse que você podia me responder… ( e olhava pra mim mesma) Você sabe, nós já passamos por isso uma vez…

De repente minha imagem respondeu:

__ Esse é o problema! Vocês já passaram por isso. Passar de novo por que? Pra que? Ultrapasse! Essa é a saída. Ultrapasse! Deixe pra trás! Siga um novo caminho!

E meus olhos se alagoaram… E transbordaram….

__ Desculpe vovó!!! Você estava certa!

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de setembro de 2016 em MEUS ESCRITOS

 

Deixe um comentário

 
