RSS

BORRA DE CAFÉ

19 nov

conselhos-de-vovo-lucinda

Estou num daqueles dias em que a saudade de minha avó Lucinda fala alto em meu coração.

__ Vó!

__ Fala Marluci.

__ Você acha que eu falo demais?

__ Às vezes fala sim.

__ Isso é ruim?

__ Mais para quem fala do que para quem ouve!

__ Não entendo!!!

Ela sentou-se a meu lado ainda enxugando as mãos no avental surrado que cobria o vestido mais surrado que o avental.

__ Eu sei que para você , que é do signo de peixes , é difícil segurar a boa. Todo pisciano morre pela boca, se não for de comer de mais ou de menos, será de beber de mais ou de menos ou se falar de mais ou de menos…

Olhei pra ela com um enorme ponto de interrogação na minha testa…

__Mas lembre-se que até o peixe se livraria de um grande problema se mantiver a boca fechada.

__ Vó porque você fala assim desse jeito.

__ Citando exemplos?

__ Sim, com essas frases que fazem a gente ficar pensando…

Ela riu…

__ Porque se a palavra dita não provocar uma reflexão, então é palavra vazia.

HUM… Fala mais então vó.

__ Sobre o fato de você falar demais?

__ É

__ Boca fechada não entra mosca…

__Eca vó!!!!

Novo riso…

__ Ninguém estraga aquilo que não sabe…

__ Ala Pinta!!!!! Essa é boa vó!!!! __ E aplaudi!

Um carinho em meus cabelos e ela prosseguiu:

__ Pois então lembre-se dessa frase sempre. Não anuncie aquilo que esta por acontecer, principalmente se isso for lhe trazer benefícios. Nem sempre os “ouvintes”  vibram positivamente com as conquistas gloriosas que fazemos. O ser humano é  como um coador de café.

__ Como assim vó?

__ Só interessa a água quente, o aroma , a cor e o sabor se passarem pelo seu filtro. A borra ele costuma separar… mas é na borra que está o adubo das ações , a historia do aroma, do sabor e da cor do café. Tente beber um café depois de frio… quando já tiver passado o calor da água fervendo…. Ele perde o cheiro, a cor fica opaca, o sabor fica amargo, por mais que você coloque açúcar nele. Assim são as pessoas. Elas falam e acontecem só no calor das emoções. E nem sempre as emoções que provocamos em nossos “ouvintes” são boas….

__ HUUUUUMMM!!!! Entendi…..

Mas eu não tinha entendido…. Menti pra minha avó. E eu sei que ela sabia que eu tinha mentido…

Hoje estou aqui…. diante do teclado de meu notebook olhando para o pó de café… com a água fervente  ao meu lado… e pensando na borra do café que tenho na ponta da língua…

Hoje eu entendi Vó…. Hoje de verdade , eu entendi….

E me calo!!!

Ainda não é hora do café.

Ainda tem cafezal com grãos verdes!!! Ainda tem café no pé ! !!

Ainda não esta na hora da colheita!!!!!!

 

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de novembro de 2016 em MEUS ESCRITOS

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 
