RSS

Galo Português

05 dez

2016-12-05-11-40-57

Quem me conhece “realmente” sabe que “minha alma é europeia”.

Quem me conhece “realmente” sabe da importância de minha avó Lucinda em minha vida. Muito mais do que vovô Castro. E o estranho é que as pessoas acham que pelo fato de eu gostar das letras e me saia razoavelmente bem em poemas e discursos, essa é uma herança de meu avô. Mas eu afirmo: Não é não! É influencia de minha avó Lucinda. Foi o silencio dela que me ensinou a falar e a escrever. A pensar e a enfrentar os problemas. A perceber as mensagens e a decifra-las…

Vovó Lucinda me ensinou tudo o que sei. Não foi minha mãe, nem meu pai, nem meu avô. Foi ela. Foi minha avó.

Não estou com isso dizendo que eles não me ensinaram nada. Aprendi muito com eles, mas aprendi muito mais com ela.

Vovó me deixou de herança três coisas materiais que eu prezo muito: O seu MENINO JESUS DE PRAGA (para quem ela dobrava os joelhos, diariamente em uma novena que não terminava nunca), o seu sininho de prata que acho que perdi em minha mudança e eu procuro como louca até hoje em minha casa, e as suas taças de cristal.

Hoje descobri que ela me deixou mais uma herança, que estava guardada na minha memória esquecida…

Sempre falei que amo Portugal, que minha alma é europeia, e pra todos que eu sei que vão para aquela terra eu peço que me tragam algo que tenha o GALO PORTUGUES.

Hoje, meu filho amado Felipe de Castro, me visitou pela manhã e me trouxe um pano de pratos com o Galo Português, como lembrança da terra de minha alma. Que emoção olhar aquele galo, fiquei emocionada, arrepiada… Mas quando ele me entregou a segunda lembrança, meu coração derreteu, meus olhos vasaram, transbordaram… Ele me trouxe o GALO PORTUGUES.

A minha memória esquecida deu um salto e tremulou toda em minha lembrança…

Eu era menina. A geladeira verde escura de vovó Lucinda tinha um Galo português que mudava de cor conforme o tempo. Aquilo me encantava. Mas aquele galo era quardado por 3 pinguins (cada um de um tamanho). Vovó morria de ciúmes daquele galo, era um presente de seu pai Gonçalo Cristovam para ela quando ela era adolescente na ultima viagem que ele fez ao seu país de origem (meu bisavô foi o primeiro consul Português no Brasil sempre ouvi essa história desde criança).

Um dia eu peguei o banquinho e subi nele ( eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade). Numa das minhas fugas de casa (fugi umas 10 vezes de casa , levando só calcinhas e minhas bonecas… e fugia sempre para a casa de vovó). Subi e tentei pegar o galo, eu queria descobrir como ele fazia para mudar de cor… Na peraltice de infância, o banquinho virou e eu derrubei Heitor(um dos pinguins  Cesar e Ludovico  os outros dois se salvaram) e junto com Heitor o Galo veio ao chão. Eu quebrei Heitor em três partes e o galo de vovó perdeu o bico e uma das perninhas.

Vi o desespero de vovó…. Ela não olhou para Heitor aos cacos pelo chão … Ela pegou o seu galinho na mão como quem pega um beija-flor assustado …. com carinho… com tanto carinho… com tanta dó …. com os olhos marejados … ela só conseguiu dizer… ôoooooooooo meu Menino Jesus de Praga!!!!!

Meu Deus !!!!! Que remorso!!!! Que sentimento de culpa!!!! Foi a única vez que vi minha avó chorando… A única!!!

Eu tinha apagado essa lembrança de minha vida… e hoje eu a tive de volta… Descobri porque eu queria tanto ter um galo Português. Mas eu queria dar pra ela de volta e pedir perdão.

Coloquei-o (o galo) no altar que tenho em meu quarto ao lado do MENINO JESUS DE PRAGA e ouvi meu coração dizendo.

— Toma vó! Meu filho comprou outro pra você! Não chora não vó, eu não fiz por querer!…

 

 

 

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 5 de dezembro de 2016 em MEUS ESCRITOS

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 
