RSS

Emoção e sentimento

10 jan

 

conselhos-de-vovo-lucinda

Fui chegando sorrateira, ela estava como sempre , com o vestido de bolinhas brancas em um fundo preto ( já desbotado na altura do umbigo- cicatrizes do tanque de lavar roupas e da pia da cozinha) caminhando léguas entre a pia de granito vermelho e branco e o fogão de lenha que ficava no canto esquerdo, ao lado da porta da cozinha , quase embaixo da pequena janela que não ventilava em nada aquele minúsculo cômodo da casa:

-Vó – arrisquei.

– Fala Marluci.

– Qual é a pior emoção que uma pessoa pode sentir?

Ela parou de mexer a colher de pau no caldeirão de ferro (o cheiro inconfundível do feijão da vovó Lucinda). Olhou-me e sorriu.

Enxugou as mãos no pano de prato que trazia pendurado no ombro esquerdo e aproximou-se de mim.

– E sentir que você não é nada na vida de alguém que é tudo na vida pra você.

Foi até a geladeira e pegou uma garrafa de água vazia que eu tinha acabado de esvaziar, e como sempre guardava vazia, na geladeira porque eu sabia que alguém iria encher o que eu esvaziei…

Colocou a garrafa em minha frente.

– Pra que serve essa garrafa vazia pra quem tem sede?

-Pra nada… eu respondi (envergonhada—lá vinha uma lição)

-Pois é … a coisa funciona assim. As vezes nós somos a garrafa  para alguém, A garrafa que aguenta o frio e que é buscada com avidez por quem tem sede, mas só pelo o que a gente pode dar pra quem tem sede. Só a água gelada. Não é a nós que a pessoa quer , é o que podermos dar pra ela, e outra garrafa também pode fazer isso. Sem contar que depois de vazia nem pra matar a sede a gente serve… Quando a gente ama e não é amado por quem a gente ama é o sentimento de inutilidade, de desprezo, de desamor… essa é a pior coisa. Tem muita gente que pra não sentir isso fica mimando filho, marido, neta…(e riu…) Assim a gente tem a sensação de que nunca vai ser inútil…

Olhei pra ela com carinho. Mas calei o pensamento.

Em seguida argumentei:

– Vó , eu pensei que o ódio fosse a pior emoção que a gente podia sentir.

– Ódio não é emoção, Marluci. Ódio é sentimento. Emoção é o que o sentimento provoca na gente. O ódio provoca o medo em quem recebe ele e provoca amargura e frieza em quem sente ele. Entendeu?

( Como era sábia minha avó Lucinda)…

– Você quer que eu faço mate queimado pra você?

– Vó… (abracei ela pela cintura) Eu nunca vou gostar de você só porque você faz mate queimado pra mim…

Senti seu beijo em minha cabeça.

…..

Hoje penso: Vó, nunca ninguém fez mate queimado pra mim… Só você!

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de janeiro de 2017 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

 
