RSS

Fôlego

11 jul

9c700a8d2ddb18a0bf7402327f36a92f

Não sei precisar que mês era, que dia. A memória já começa a me trair de forma constrangedora, mas é engraçado como as palavras vão brotando pelos meus dedos, e eu as escrevo, uma a uma e a lembrança vai descortinando o fato adormecido no travesseiro do passado.

Eu devia ter mais ou menos 13 anos de idade, estávamos discutindo na sala da casa de vovó Lucinda, eu e minha prima Luciana. Não me lembro o porquê, só sei que discutíamos. Luciana tentava argumentar e eu alterada falava sem parar e batia o pé no chão (cheia de birra).

Vovó veio até nós duas enxugando as mãos no avental quadriculado. Me pegou pela mão e me olhou profundamente. Minha prima entendeu o recado e foi para os fundos. Vovó apontou a cadeira para mim e eu me sentei obedientemente.

_ Tome fôlego antes de falar. __ ela me disse.

Fiquei sem chão. Eu esperava um interrogatório a respeito do porquê discutíamos eu e minha prima.

E ela continuou:

__ Tome fôlego para aprender a ser mais paciente. Sua prima é mais criança que você e você tem que ser paciente com ela.

_ Mas vó… (tentei argumentar)

_ Não me interrompa! Aprenda a ouvir.

E ela tomou o fôlego que eu precisava ter tomado.

_ Respire, e só fale depois que a pessoa que estiver falando com você acabar de falar. Só assim você vai entender o que ela falou. Enquanto você ouvir a voz dela misturada com a sua, o seu pensamento vai ficar confuso. É assim que nascem os mal-entendidos que acabam em confusão. No inicio você vai achar que demora muito tempo, mas aos poucos você vai notando a diferença, você vai ganhando respeito de quem tá falando com você. Saber ouvir é muito bom. Evita males maiores.

Nesse momento minha respiração já estava menos ofegante… Alguns segundos (quase minuto) eu ouvindo minha vozinha e eu já me sentia menos mal… Ah!!!! Ela sempre me fazia tão bem!!!!!!

_ Observe as pessoas calmas ao seu redor, Marluci. Presta atenção nelas. Elas esperam a vez para falar. Isso não é covardia, é sabedoria. Se você ficar falando “hum rum”, “eu sei, mas”, você só vai estar apressando a pessoa pra terminar logo o que ela está falando e vai estar atrapalhando ela falar o que ela acredita que é importante falar. Fica quieta, olhe ela nos olhos e ouça. Não se preocupe que a sua vez de falar vai chegar. Dialogo, conversa de gente educada é assim.

Não consegui conter a emoção e abracei vovó pela cintura. Comecei a chorar. O cheiro de alho misturado com cebola, entrou pelas minhas narinas e agora, neste exato momento em que escrevo esta memória, está em todos os meus sentidos… eu sinto o cheiro dela.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de julho de 2019 em MEUS ESCRITOS

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: