RSS

CONVERSANDO COM TODAS AS NETAS

SILENCIO E SORRISO

Amores de minha vida.

Vamos a mais um “papo Cabeça”?
Olhem bem esse figura ai de cima.
O que ela diz? Vamos la, leiam pra mim…
Ela fala de duas ferramentas importantíssimas : o SILENCIO e o SORRISO.
Por que? Vamos pensar.
Vocês já viram alguem sorridente ser maltratada? Não? Eu tambem não!
Sabe por que? Porque o sorriso desarma quem vem pra te maltratar. Então aprendam que o sorriso é a melhor arma pra você enfrentar quem não gosta de você. E olha isso não é fingimento não viu? Isso é saber lidar com as situações.
Sorriam sempre.
E sobre o silencio? Nooooooossa… tai uma coisa que a vovó fala pra vocês que deve ser cultuada, mas que eu mesma nunca consegui manter. é tão difícil ficar em silencio… mas tambem é tão necessário…
Olha pensa assim Se você nasceu com dois olhos, dois ouvidos, duas narinas, e uma boca, não foi a toa… é pra você ver mais, ouvir mais, respirar mais e falar menos. Não sejam como eu ta? Eu passei a minha vida inteira falando demais, falando mais do que devia e cá entre nós menos do que eu queria ter falado.
Meninas, sorriam e mantenham-se em silencio…rs… psiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuu!!!
———————————————————————————————–

Sobre a leitura e o tempo das coisas

MINHAS NETAS , MEUS AMORES.

Hoje eu quero falar com vocês sobre um assunto que me chama a atenção. O TEMPO DAS COISAS

Eu sei que sempre falo pra vocês que vocês devem ler. Ler muito. Ler sempre. Porque quem tem o hábito da leitura, interpreta melhor, escreve melhor, fala melhor, vive melhor.

No Brasil tem muitos autores bons pra que vocês leiam. De historias infantis, juvenis, um monte deles. Tem também aqueles homens sérios, sabe aqueles que falam coisas “de gente grande”? Mas olha… tem muita criança que consegue entender o que eles escrevem viu? E se não conseguir, ai está uma oportunidade ótima pra vocês pedirem para a mamãe ou o papai explicar pra vocês o que eles falam.

Tem um moço, um senhor já, chamado Rubens Alves que é muito inteligente e escreveu sobre um monte de assuntos. Sobre PSICANALISE ( um palavrão né? Mas serve pra dizer que a profissão de uma pessoa que estuda para entender e ajudar outras pessoas a resolverem os seus próprios problemas. Ficou mais fácil agora né?). Então , ele escreveu  também sobre EDUCAÇÃO, sobre TEOLOGIA ( hiiiiiii… outro palavrão? Vovó explica, é o nome da matéria que estuda tudo o que esta relacionado com divindade. Com Deus. São as interpretações da Bíblia. Um padre, um pastor tem que estudar Teologia, assim como um médico tem que estudar medicina. Entenderam?) Mas ele também escreveu livros infantis. Ele é muito bom. Eu ia gostar de saber que vocês leram o que ele escreveu.

Então esse homem escreveu uma frase que chama a atenção da gente.

Olha só o que ele escreveu: Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro para fora.

Leiam de novo: Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro para fora.

O que vocês acham que ele está falando? Vamos ler juntos?

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Porque a borboleta tem um tempo pra sair de lá de dentro do casulo (CASULO É A CASINHA ONDE A BORBOLETA NASCE, É A SEMENTINHA DA BORBOLETA) e sair voando, linda e feliz. Se a gente tirar ela antes do tempo ela não vai conseguir voar e vai ser fácil outros animais pegarem ela. E ai ela morre.

Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. A mesma coisa da borboleta, só que a planta ela cresce pra cima e pra baixo ao mesmo tempo. Se tem só um pedacinho da planta pra cima é porque tem só um pedacinho pra baixo. Se a gente puxar sai tudo e ela não tem como se alimentar e também morre.

Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Esse é o ensinamento que mais dói a gente ler, mas ele é verdadeiro. Ninguem pode comer por vocês. Ninguem pode estudar por vocês. Ninguem pode tomar remédios por vocês. NInguem pode perdoar por vocês. Ninguem pode amar por vocês. Ninguem pode viver por vocês. Ninguem pode morrer por vocês. Tem coisas que só vocês podem fazer por vocês.

Tem que acontecer de dentro para fora.  Aí , ele esta falando nas mudanças positivas que vocês tem que fazer por si. Mudar de dentro pra fora significa mudar de verdade. Mudar para primeiro agradar a você mesmo depois para agradar quem esta ao seu lado. Lembrem-se que o que vivemos  começa no coração. O que falamos começa na nossa mente.

Então meus amores. Pensem bem antes de falar alguma coisa. E ouçam a voz de seus corações antes de tomar qualquer atitude, pra que nem vocês, nem ninguém sofra.

Viu? Quanta coisa aprendemos? E foi a leitura. A BOA LEITURA. Não saiam por ai lendo bobagens, coisas que não vão trazer nada de bom pra vida de vocês.

Amo vocês minhas meninas.

Vou amar sempre.

________________________________________________________

 

TESOUROS DA VOVÓ
Mais um “papo-cabeça”.
Sabe aquela história de que todos nós, nascemos, crescemos e morremos? É verdadadeira.
Sabe aquela história de que todos  nós passamos por fases distintas: criança, juventude e velhice? Essa é mentira.
Vocês serão velhas um dia, sim. Mas só serão velhas se se permitirem ser velhas.
Se cuidarem da criança interior que todos temos dentro de nós, você nunca envelhecerão.
Como é cuidar da criança interior?
É nunca perder a esperança, a fé nas pessoas, a alegria.
É saber perdoar.
É não guardar rancor.
É ter medo do desconhecido, mas ter uma vontade enorme de tenta-lo e um dia, de alguma forma testar a grandiosidade desse medo.
Cuidar de nossa criança interior é se apaixonar várias vezes durante a vida.
Não ser pessoa de uma única paixão, mas de várias.
Você podem até ser fieis à uma  das paixões que sentirem, mas sempre abrir espaço para outras que deem sentido à vida de vocês.
Opaaaaaaaaaaaa!!! Não entendam mal o que a vovó esta falando.
Não estou falando de paixão do coração, de casamento, de familia.
Vovó esta falando de paixão para projetos de vida.
Ao realizar um projeto apaixonante, imediatamente apaixone-se por outro.
Assim o sentido de sua vida vai estar sempre em alta.
Mas… deixem espaço para a velhice dentro de vocês. Porque tem coisas que precisam envelhecer dentro de nós. para que nós possamos cuidar delas.
Envelheçam as mágoas, o ódio, o ressentimento…. deixe-os beeeeeeeeeemmmm velhinhos… beeeeeeeeeem fraquinhos…. beeeeeeeeeeeeeeeeemm coitadinhos e deixe que a criança interior cuide deles….
Vocês vão notar que os velhinhos vão começar a sorrir para as crianças. e vão querer ser como elas; e quando os velhinhos morrerem dentro de vocês vão renascer como novas crianças, mais fortes, mais sadias, mais espertas.
Simples assim.
Eu amo vocês.
————————————————————————————————————————————-

Sobre a importancia da opinião dos outros…

 Minhas queridas netinhas.
Leiam mais uma vez essas palavras que vovó colocou no inicio dessa postagem. Leram? Então, pensem um pouco. O que será que vovó quer falar pra vocês com essas palavras?
É simples, meus amores. quero que vocês se preocupem sim, com o que os outros dizem e vão pensar de vocês, mas que não se preocupem tanto, ao ponto de fazer tudo só pensando no que vão pensar. Entenderam?
Nós vivemos numa sociedade e portanto não podemos agir e pensar como se estivessemos sozinhos no mundo. Nos temos sim que dar satisfações, à familia, à igreja, à sociedade em geral; mas isso não significa que temos que viver em função do que eles vão achar .
Vocês tem uma vida e os outros tem a vida deles. Então vocês tem que tentar viver dentro das regras da sociedade, para ter acesso ao que vocês tem direito como cidadãs; mas não se esqueçam da individualidade de vocês, do direito à privacidade de vocês, do direito aos sentimentos, ao gosto, a crença, a responsabilidade de seus atos.
Minhas queridas, não façam o que seu coração pede que não é pra ser feito, só porque os “outros” acham que deve ser daquele jeito.
Tudo o que a vovó quer é que você vivam a vida de vocês de forma tão intensa, tão completa, que nunca se arrependam do que deixaram de fazer. Prefiro que vocês se arrependam daquilo que foi feito.
Amo vocês.
—————————————————————————-

Vamos conversar sobre a tristeza?

Minhas netas queridisisisisisisisisisimas…..
Deem cá um sorriso pra vovó.
Deixem-me ver os olhinhos brilhando, as bochechas apertadas subindo pela laterais da face, cutucando a pontinha das orelhas… Deixem-me ver os dentes se mostrando, e a pontinha da língua aparecendo entre os dentes risonhos e sapecas.
Ah!!!! Como vocês são lindas, quando sorriem! Eu estou aqui imaginando cada uma de vocês sorrindo pra mim. Maria Luiza, Hena Iara, Julia e Maria Eduarda.
Eu imagino vocês sorrindo e depois me preocupo… a idade das emoções conturbadas está chegando para Hena Iara e Maria Eduarda.
Entre essas emoções esta uma que não é assim …. O FIM DO MUNDO….. mas que é chaaaaaaaaaaaaaaata de sentir: a TRISTEZA.
É muito comum a gente sentir aquele nózinho no meio do peito, uma vontade de ficar sozinha, de chorar sem saber porque.
Nesses momentos o nosso olhar enxerga o cheio dentro do vazio e fica perdiiiiiiiiiiiiiiiiiiiido admirando o NADA. E quando perguntam pra gente : _ O que foi? … a gente só consegue responder : __ Não foi nada. Porque não foi nada mesmo. É só o momento em que nosso inconsciente está sem saber se respirar dói ou se não dói.
… e a gente nunca sabe o porque!
Isso, minhas queridas, é a TRISTEZA.
Ela nunca chega de repente… ela vem devagarinho…
As vezes ela se disfarça de alegria e engana a gente.
Primeiro rimos muito, rimos até chorar de rir e subtamente… estamos tristes.
Pronto, tudo o que a tristeza queria era deixar os nossos olhos alagados…..
A tristeza é assim, ela parece um pássaro que fica voando por cima de nós, fica voando em círculos…
As vezes esse pássaro pousa em nossa cabeça e nós não podemos impedir isso…. mas se o pássaro da tristeza pousar na sua cabeça, não permita que ele faça ninho ali.
Aqui entra a receita da vovó, meus amores: corram para o banho; lavem a cabeça com vigor;  esfreguem a pele até arder; despertem seus sentidos; coloquem uma musica e se vistam dançando e cantando alto; se arrumem com a melhor roupa; usem o perfume mais gostoso e saiam de casa; ganhem a rua; brinquem com flores, árvores, animais; cumprimentem os vizinhos; o dono da padaria; do açougue, o porteiro , o ciclista; dê um tchau pro carro que passa mesmo que você não conheça quem está dentro dele; abrace uma criança , qualquer criança, mesmo que não seja de seu círculo de amizade; coloque a mão no peito, olhe pro céu, respire fundo, feche os olhos e sinta o beijo de Jesus em sua testa.
E ai… ai dê um sorriso pra tristeza… Tristeza? Que tristeza? Quem é essa?…
Vovó ama vocês.
——————————————————————————————————————

SOBRE A PERSEVERANÇA

Minhas queridas netas
Hoje quero falar com vocês sobe a perseverança.
Estive navegando na internet, lendo artigos aqui e ali…
Encontrei um site da Igreja Presbiteriana que diz o seguinte: A palavra “perseverança” é pronunciada em pelo menos oito vezes no Velho Testamento e vinte e oito vezes no Novo Testamento, com realce no livro do apocalipse, onde ela é citada por seis vezes. 
Lendo o artigo entendi que o significado bíblico da palavra está ligado à superação das provações, das adversidades… e tive a certeza de que SER PERSEVERANTE REVELA SE VOCÊ ESTÁ OU ÃO CONECTADO COM JESUS.
É difícil… muito difícil ser perseverante…..
Por quê? Porque nós nem sempre estamos conectados com ELE.
Para PERSEVERAR é preciso ter amor no coração.
É preciso ser imune ao vírus da inveja, do ciúme, da malediscencia…..
E aqui estão relacionadas os maiores e mais perigosos genes da condição humana.
Lutar contra a sua própria condição e supera-la é uma das coisas mais difíceis de se conseguir…. por isso é tão difícil…
É como negar-se. Não se reconhecer no espelho da alma
…. putz… é difícil pra caramba!!!!! Mas não é impossível.
Então… lembrem-se de Jesus nos momentos em que sentirem o ciúme corroendo seus sentimentos mais puros.
Lembem-se de Jesus quando a inveja sussurrar em seus ouvidos que vocês é que mereciam aquilo que observam e que sentem doer ao observar.
Lembrem-se de Jesus quando o coração apertado ouvir sua boca soltar palavras em forma de lanças com gotas de veneno nas pontas…..
Lembrem-se DELE.
Só assim vocês vão conseguir PERSEVERAR.
E meus amores, PERSEVERAR É O PRIMEIRO PASSO PARA CONSEGUIR ALCANÇAR SEUS OJETIVOS.
com amor: vovó Marluci.
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: